Na segunda-feira, 04, os alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio tiveram uma atividade um tanto diferente. Das 09h30 às 11h45, realizaram no fórum da cidade, na sala do júri, um projeto desenvolvido pela Professora Ana Luisa Feiteiro Cavalari Lotti, intitulado Tribunal do Júri.

O Tribunal do Júri é uma simulação de um julgamento desenvolvida nas aulas de redação pela professora e já ocorre há quatro anos, envolvendo os alunos do Ensino Médio, os professores e a coordenação. Essa atividade está ancorada na produção de textos falados e escritos que privilegia, sobretudo a argumentação, além de permitir aos estudantes a operacionalização da linguagem.

Através do Tribunal do Júri, buscou-se promover, dessa forma, o domínio das competências linguísticas envolvidas no gênero híbrido – oral e escrito – bem como a compreensão e aquisição dos elementos que delimitam o gênero. Para a realização do trabalho, os alunos dos segundos anos do Ensino Médio elaboraram uma narrativa que envolvia um crime, criaram as provas nas áreas de Linguística, Biologia, Física e Química; construíram um inquérito e uma denúncia que serviram de base para os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio realizarem o tribunal. Desse modo, essa atividade é um exercício multidisciplinar.

No tocante à produção textual, foco da disciplina, procurou-se desenvolver, nos alunos, habilidades como expressão e comunicação em público, necessárias às produções de textos orais, bem como os recursos argumentativos que são a base de um julgamento.

Essa atividade foi a vencedora do Prêmio Excelência Poliedro 2017 na categoria Ética e Cidadania, vitória merecida pela inovação e dedicação de professores e alunos, que colaboram todos os anos para o sucesso do projeto.