Com o passar dos anos a humanidade deixou de se voltar para dentro e passou a buscar sua paz no que está fora, isso porque o mundo atual é muito mais consumista e possui uma necessidade de “instagramar”, o que faz com que as pessoas procurem a felicidade em produtos, viagens e bens materiais.

Porém, é na juventude que o ser humano organiza suas experiências para que possam constituir o sentido de suas vidas, valores, crenças e sonhos, de modo que, ao olhar apenas para a felicidade de fora, as angústias e frustrações o distanciam de sua espiritualidade.

O desenvolvimento humano, científico, tecnológico e espiritual contribuem na formação de cidadãos capazes de promoverem transformações sociais, que possuem vistas para o bem estar social, no plano pessoal e coletivo. Por isso é tão importante trabalhar as relações espirituais em jovens.

Atualmente há uma pluralidade religiosa, fato que nos leva a valorizar aqui no Colégio, as experiências espirituais de todos, o que faz com que a Pastoral Escolar do Puríssimo trabalhe as ações com os alunos de forma a construir a empatia e a satisfação pessoal, tratando o aluno como um todo, desenvolvendo a espiritualidade presente em nossa existência em sua totalidade.

Contudo, a espiritualidade somente é saudável quando vivenciada com equilíbrio, assim como todas as coisas do mundo. Ela acompanha as atividades diárias de lazer, trabalho e estudos, ela potencializa as experiências.

Para acreditarmos num mundo melhor e mais humano é que os jovens devem trabalhar as relações afetivas e pessoais. Para isso, contamos com a ajuda do coordenador da Pastoral Escolar do Colégio, o professor Denilson Ansanello, que realiza constantemente trabalhos que reforçam com os jovens a solidariedade e o cuidado com o próximo e com o mundo, para falar um pouco sobre o assunto.

 

Fala, Denilson!

Falar deste tema em pleno século XXI pode soar estranho, já que vivemos em uma sociedade altamente tecnológica e moldada pela cientificidade, mas a verdade, é que a espiritualidade é um tema que continua muito em voga e presente nos dias atuais, basta uma rápida olhada para as mais variadas manifestações espirituais do nosso tempo.

Vale lembrar aqui, o que já dizia Charles Chaplin, “Não sois máquina! Homem é que sois”. E é justamente por sermos humanos, que devemos nos importar com a nossa espiritualidade, já que ela nos oferece uma dimensão eminentemente humana, com um olhar para o existencial e aberta para o transcendente. A espiritualidade é um ponto chave para recordarmos a nossa identidade de PESSOA.

E ao falarmos de espiritualidade e juventude, este é um tema significativo, pois nos dias atuais, a espiritualidade pode ser um caminho para o jovem descobrir o seu projeto de vida, sua vocação e a busca por uma realização em procura da felicidade, que não está pautada no ter, no êxito ou no sucesso, mas na sua resposta como homem com o seu TU.

Dentro deste contexto de espiritualidade, o Serviço de Pastoral Escolar, do Colégio Puríssimo, busca oferecer à comunidade educativa, momentos de encontro com o EU e com o TRANSCENDENTE, seja por momentos celebrativos, bem como nos trabalhos sociais. Afinal, o nosso modo de ser e de fazer, está embasado na pedagogia de nossa Fundadora Bárbara Maix e no Cristo Ressuscitado, modelos e fontes de inspiração para a nossa vivência e aprofundamento espiritual.