Apenas a palavra matemática já causa arrepios em muita gente, isso porque a matemática sempre foi um bicho de sete cabeças para muitos estudantes, porém, é uma disciplina extremamente necessária para compreendermos o mundo ao nosso redor.

À medida que as dificuldades em perceber novos conceitos e novas ideias matemáticas vão aumentando, a matéria vira um problema no qual as pessoas não enxergam uma solução, por isso é necessário entender as razões de tais dificuldades para permitir aos alunos uma aprendizagem mais consciente e saudável.

A matemática é uma ciência cumulativa em que os resultados são construídos sobre conhecimentos adquiridos anteriormente, se o início do aprendizado em matemática não for compreendido corretamente, os níveis que se seguem ficarão comprometidos.

Por isso, para desenvolver o raciocínio lógico, utilizamos desde cedo jogos pedagógicos que estimulam a capacidade de pensar e se expressar matematicamente, já no ensino fundamental, a disciplina é reforçada com interpretação de dados, resolução de problemas e criação de estratégias para que a matemática não seja um problema na vida dos alunos.

Desse modo, o professor de matemática do Ensino Fundamental II, Valci Rodrigues, trabalha na individualidade de cada aluno a solução dos problemas da disciplina, odiada por uns e amada por outros. Além do respeito e cuidado com as dificuldades dos estudantes, o professor Valci também auxilia os alunos que participam do grupo de matemática avançada, ajudando-os na conquista de medalhas e superação de desafios.

Fala, Valci!  

“A matemática é muito importante para todas as pessoas, pois é preciso termos em mente que o conhecimento matemático é um meio para o exercício da cidadania. Muitas vezes a Matemática é associada ao estigma de ser difícil e voltada para alguns poucos privilegiados, porém para exercermos plenamente nossa cidadania devemos dominar minimamente essa disciplina. É fato que a ausência de conhecimento matemático pode diminuir o efetivo exercício dos direitos, podemos citar que a falta da aprendizagem em matemática no ensino básico ocasiona na restrição ao pleno exercício dos direitos do cidadão.

A finalidade da educação, seja de qual for a disciplina, deveria estar intimamente ligada à realidade individual e contextual dos estudantes, observando os contextos tecnológicos em que as criança ou jovens estão inseridos. Sendo assim, a matemática diz muito a respeito das boas práticas para uma formação crítica, valorizada cada vez mais pela sua relevância social e acadêmica, e seu domínio ser considerado fundamental e de grande aplicabilidade à tecnologia”.