Os vestibulares e o Enem já estão chegando e uma das principais preocupações dos alunos é com a redação, que conta muitos pontos para garantir a esperada vaga. Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação e, por isso, separamos algumas dicas para ajudar a escrever uma redação nota mil!
Ler as propostas das redações dos vestibulares anteriores e também do Enem, ajuda a entender a linha de raciocínio das universidades e ficar por dentro dos temas mais pedidos. Além de ler as propostas, o aluno pode formular textos para já treinar os argumentos e a dissertação.
Para as redações do Enem, os estudantes devem ficar atentos à proposta de intervenção por ser um dos critérios de correção da prova, deve ser uma proposta clara e bem explicada. Além disso, os alunos devem deixar claro o respeito pelos direitos do cidadão.
Planejar o que será escrito é de suma importância antes de redigir o texto, portanto, o ideal é hierarquizar as ideias, pensando na tese, no desenvolvimento da argumentação e a conclusão da redação.
Manter-se atualizado com as notícias é importante para trabalhar os argumentos, trazer dados e saber do que está falando, faz com que o texto fique mais coeso e seja melhor avaliado. Por isso, os alunos devem usar todo o repertório cultural, adquirido dentro e fora da escola.
Dominar a língua portuguesa e seus aspectos gramaticais, como elementos de coesão e coerência também são essenciais para uma boa redação. O texto deve ser claro e explicativo e não deve conter erros primários.
Para auxiliá-los e tranquilizá-los na redação, a professora de redação do Ensino Médio, Ana Luísa Lotti, também deixou algumas dicas sobre como elaborar uma redação nota mil:
Fala, Ana!
Para escrever um texto nota 1000 é necessário observar três aspectos fundamentais, a saber: o tema proposto, a estrutura do gênero dissertativo argumentativo e o repertório que sustentará a argumentação.
Quanto ao tema, é essencial que o aluno compreenda plenamente o que é apresentado pela proposta, isto é: “sobre o que” ele irá escrever. Quando esse entendimento não ocorre, erros como tangenciamento de tema (escrever sobre assuntos próximos e não o tema em si) ou fuga do tema (quando o aluno não escreve sobre o tema proposto) podem ocorrer. Acerca da estrutura, o aluno precisa atentar-se à composição das três partes da redação (introdução, desenvolvimento e conclusão), bem como aos elementos que devem aparecer em cada parte. Importante é, também, construir a tese e apresentar argumentos que possam sustentá-la. Para que a produção final seja bem elaborada, o estudante deve fazer um planejamento prévio da escrita (o projeto de texto). Além disso, conhecer bem as regras gramaticais irá fazer com o que o autor tenha recursos linguísticos para melhor apresentar as ideias sobre o tema. Somado ao repertório, que pode ser definido como conjunto de saberes e relações – com as diversas áreas do conhecimento – filosofia, sociologia e literatura, por exemplo- a estrutura fornece ao aluno o “como” escrever. Cumpre, ainda, esclarecer que só escreve bem quem tem sobre o que escrever, então é de suma importância que os alunos busquem uma formação humanista e crítica, ao mesmo tempo, que treinem o exercício da escrita, já que escreve bem, quem muito escreve.