Vocês já pararam para pensar quantos benefícios uma horta traz para o desenvolvimento da criança?

A iniciativa de cultivar um espaço para as plantações incentiva a criança a prestar atenção na natureza, suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. Aprendendo a cultivar, a horta estimula o gosto pela alimentação saudável, ajudando os pequenos a identificarem os alimentos que fazem bem para a saúde.

Além disso, o contato com a natureza permite um aprimoramento do esquema corporal, da percepção espacial e motricidade da criança, isso porque a experiência oferece estímulo aos sentidos da criança e mais conhecimento sobre o planeta, seu corpo, as formas de vida e os limites.

Dividir a tarefa de cuidar das plantinhas propicia momentos deliciosos em família e com os amigos. Ademais, ensina noções como paciência, responsabilidade, ecologia e trabalho em equipe!

Mas a tarefa não fica só para a família, é na escola que os pequenos podem ter o contato direto com a horta, já que na Casa Azul, ela é plantada e cultivada pelas crianças e sempre é inserida em projetos, como explica a professora do 1º ano do Ensino Fundamental I, Roberta Butolo.

Fala, prô Rô:

Priorizar o contato coma natureza é de fundamental importância na educação das crianças e o trabalho com horta garante aos alunos esse contato, além de ser um espaço a mais de aprendizado.

No contato com a terra, com as sementes, com as mudinhas de vegetais, com a água, com as minhocas, as crianças estabelecem mais relações com o meio no qual estão inseridas. E assim começam a desenvolver a consciência do cuidado, e se aproximam de atitudes sustentáveis.

Quando trabalhamos com o plantio na horta entra em pauta a alimentação saudável e também e começam a conhecer melhor verduras e legumes. São estimuladas a experimentar e valorizar os alimentos que plantaram, a preparar receitas e inserir esses alimentos no seu cotidiano.

Trabalhando com a horta esperamos resultados de alunos mais conscientes, que valorizem a natureza, que estarão semeando esses conhecimentos às suas famílias e que irão levar para a vida ensinamentos ecologicamente corretos.