Avaliação no Ensino Fundamental Anos Iniciais: cuidar do desenvolvimento Integral da criança.

No Colégio Puríssimo, entendemos que a avaliação é muito mais do que uma nota. Ela é uma parte essencial e contínua da jornada de aprendizado do seu filho no Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI). Nosso foco é no desenvolvimento integral do aluno, acompanhando de perto cada passo na construção do conhecimento.

Como Avaliamos o Aprendizado do Seu Filho?

Acreditamos que a avaliação deve oferecer diferentes percepções:

  • Para o aluno: permite que ele entenda como seu próprio aprendizado acontece, reconheça seus avanços e os pontos onde pode crescer.
  • Para o professor: atua como um guia, atestando a eficácia das estratégias pedagógicas e sinalizando as intervenções necessárias para apoiar o aluno em sua trajetória. Para nós, os aspectos qualitativos prevalecem sobre os quantitativos.

Nossos processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, habilidades e valores alinhados às expectativas de aprendizado. Isso se dá por meio  de dimensões avaliativas cuidadosamente planejadas:

  • Avaliação Diagnóstica, Mediadora, Inclusiva e Reguladora: olhamos para o que seu filho já aprendeu, reconhecendo os caminhos percorridos e identificando quais rotas precisam ser ajustadas. Nosso objetivo é dinamizar níveis mais complexos de conhecimento, garantindo que o aprendizado seja sempre um avanço.
  • Avaliação Contínua, Processual, Formativa e Integradora: privilegiamos as potencialidades, habilidades e competências do aluno, focando em seu crescimento para a autonomia e a cidadania. Isso é feito por meio de uma variedade de atividades, tanto formais quanto informais, dentro e fora da sala de aula. Utilizamos diversos instrumentos de registro para orientar o professor e o aluno sobre as melhores estratégias para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem individual.
  • Avaliação Atitudinal: avaliamos habilidades cruciais para a vida e o aprendizado, como resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação e participação colaborativa em sala de aula. Também observamos o esclarecimento de dúvidas, a regularidade na entrega de tarefas e trabalhos, e os hábitos de estudo. Essas habilidades complementam a prática pedagógica, promovendo o diálogo e a formação de um sujeito interativo, ético, crítico e solidário.

Instrumentos de Avaliação:

Para garantir uma visão completa do desempenho do seu filho, utilizamos estratégias e instrumentos de avaliação variados. Isso nos permite verificar a aquisição do conhecimento de forma abrangente e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências de maneira específica e eficaz.

No Colégio Puríssimo, cada avaliação é uma oportunidade de crescimento. Queremos que seu filho se sinta seguro e motivado para aprender, sabendo que estamos ao seu lado em cada etapa desse caminho.

Os resultados são expressos por meio de:

1º Ano – parecer descritivo.

2º ao 5º ano – boletim escolar com notas de 0 a 10, sendo média 7.

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu planejamento de ensino.

Instrumentos da Avaliação

Para verificar o desempenho escolar do aluno, são utilizadas estratégias e instrumentos diversificados que especificam a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências.

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a avaliação permite analisar como o aluno constrói a sua própria aprendizagem, a partir da integração e da mobilização dos diferentes saberes.  Compreende:

  1. provas – instrumentos de verificação das expectativas de aprendizagem que englobam conteúdos, habilidades e competências trabalhadas ao longo das etapas letivas, seguindo o planejamento de ensino para cada turma no ano letivo;
  2. atividades diversificadas – são atividades, simulados, relatórios, produções orais e escritas e trabalhos, em que se pretende verificar o desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem dos conteúdos, das habilidades, das competências e dos valores, definidos para cada turma no planejamento de ensino, podendo ser de diferentes formas, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.

 Expressão de Resultados

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os resultados da avaliação são expressos por meio de notas, em uma escala decimal de zero (0,0) a dez (10,0), representando o grau de desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem definidas no planejamento de ensino da turma, para cada componente curricular.

A nota final atribuída ao aluno resulta da média ponderada entre os graus obtidos em cada trimestre, conforme registro a seguir:

  1. O primeiro trimestre, peso 1.
  2. O segundo trimestre, peso 1.

                                     III.  O terceiro trimestre, peso 2.

Promoção

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, é aprovado o aluno que obtiver nota seis (6,0) como média anual, após o término do 3° trimestre, em cada um dos componentes curriculares e, no mínimo, 75% de frequência do total das horas letivas de acordo com a legislação vigente.

A nota final do ano letivo se constitui na média ponderada, observada a proporção dos pesos de cada trimestre, utilizando-se da regra descrita no item Expressão de Resultados, para obtenção do resultado final.

 

Estudos de Recuperação

A Unidade de Ensino Colégio Puríssimo Coração de Maria oferece estudos de recuperação, ao longo do ano letivo, constituindo-se no acompanhamento ao aluno. Oportuniza condições de crescimento mínimo e indispensável para o prosseguimento dos estudos, com a finalidade de sanar deficiências e dificuldades. São oferecidas diversas formas de atividades, através de trabalhos diversificados, tarefas, atendimentos em grupos e individualizados.

Os estudos de recuperação ocorrem de forma contínua e processual, sendo oferecidos ao aluno com baixo rendimento escolar, diagnosticados durante o processo de ensino e de aprendizagem, ao longo do trimestre, com intencionalidade de recuperar conteúdos, habilidades e competências. Esses estudos não incluem recuperação entre períodos.

Ao aluno que obtiver média inferior a seis (6,0), no trimestre, são oferecidos estudos de recuperação que lhe permitam a reconstrução da aprendizagem e desenvolvam as habilidades mínimas exigidas no processo, de acordo com as especificidades de cada turma.

As atividades dos Estudos de Recuperação não alterarão as notas do trimestre. Essas atividades servirão para recuperar conteúdos e não notas.

Essas tarefas não alteram a nota do aluno (recuperação de conteúdo) e serão levadas em conta, caso necessário, no processo de Recuperação Final.

Os Estudos de Recuperação serão utilizados ao final do processo, caso o aluno fique em Recuperação Final, computando até 2,0 pontos da nota REC. A prova final de Recuperação valerá até 8,0 pontos.

Assim a REC será calculada como:

 

REC = Estudos de Recuperação + Prova de Recuperação Final

 

Ao aluno que, após a realização da avaliação regular do terceiro trimestre, não obtiver média ponderada (6,0) seis, no ano, são oferecidos Estudos de Recuperação, visando à  média mínima de cinco (5,0) para a promoção.

 

Para a obtenção do Resultado Final da Média dos Trimestres, utiliza-se a seguinte regra:

Para o resultado da Média Final com a Recuperação de Estudos do 3º trimestre, utiliza-se a seguinte regra:

O aluno que obtiver média aritmética final inferior a cinco (5,0), após os estudos de recuperação do terceiro trimestre letivo, será reprovado.

O aluno com frequência inferior a 75% do total das horas letivas, conforme determina a legislação vigente, será considerado reprovado.