Nesta semana, os alunos da primeira série do Ensino Médio participaram do Processo Avaliativo Bússola, uma avaliação inspirada no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
O Poliedro Sistema de Ensino criou a Bússola para responder às tendências avaliativas internacionais e oferecer soluções de excelência para as escolas associadas. O principal objetivo é retratar a performance dos estudantes utilizando uma métrica e uma matriz de referência internacionais. A Bússola avalia a habilidade dos estudantes em mobilizar conhecimentos, atitudes e valores em situações novas e reais, promovendo uma participação plena e eficaz na sociedade moderna.
Um dos diferenciais da Bússola é ir além da verificação do domínio de currículos escolares específicos, avaliando a aplicação de conhecimentos e habilidades em áreas-chave: Leitura, Ciências e Matemática. Introduziu-se o conceito de “letramento”, que se refere à capacidade dos estudantes de aplicar conhecimentos, analisar, raciocinar e comunicar eficazmente ao identificar, interpretar e resolver problemas em diversas situações. Além disso, a Bússola inclui um questionário de contexto que coleta informações sobre fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes, além de analisar o bem-estar dos participantes e sua vida na escola. Esse questionário complementa a avaliação das competências, oferecendo uma visão mais ampla e compreensiva das condições em que os alunos aprendem e vivem.
Segundo o Coordenador Pedagógico, Huemerson Maceti, “estamos caminhando para a formação de um aluno global. Começamos pelo projeto bilíngue de Cambridge, que este ano chega ao 7º ano do Ensino Fundamental, com ampliação da carga horária de língua inglesa. Passamos por um Projeto Maker, robusto e diferenciado, que trabalha competências atitudinais, técnicas e humanas na forma de uma Empresa Júnior, e chegamos ao High School. Possuímos aprovações nas melhores universidades do Brasil e do mundo, e agora nos colocamos em um processo de avaliação de modelo internacional. Os resultados da Bússola serão utilizados para comparar o desempenho educacional entre as diferentes escolas participantes, oferecendo informações importantes que contribuirão para o desenvolvimento de estratégias educacionais. O relatório proporcionará uma visão abrangente do desempenho dos estudantes, ajudando a identificar áreas de sucesso e oportunidades para melhoria, traçar um Plano de Ação Pedagógica com exemplos de atividades que buscam resgatar as competências a serem desenvolvidas, e isso faz toda a diferença. São 115 anos de história de nosso Colégio, alinhando muita tradição, com tecnologia e modernidade”.