Desenvolvido no decorrer do mês de agosto, pelos alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental II, o projeto “Da antiga Mesopotâmia para o mundo digital: o Minecraft como possibilidade para a construção do conhecimento histórico” trouxe para a sala de aula uma nova forma de aprender História.
Tendo como principal finalidade promover a aprendizagem e motivar os alunos a participarem de forma mais ativa na formação do conhecimento histórico, o projeto propôs o seguinte desafio: escolher e reconstruir um dos monumentos considerados símbolos da antiga civilização mesopotâmica. Para isso, os alunos precisaram unir suas habilidades virtuais em relação ao jogo com o trabalho de pesquisa, coleta e análise de informações sobre a cultura, a religião, a sociedade, a política e a economia do contexto em que o monumento escolhido foi construído.
Para além dos momentos destinados ao trabalho de reconstrução dos antigos monumentos no mundo virtual, o projeto envolveu aulas expositivas e de apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos, bem como discussões acerca de novas descobertas e pesquisas recentes sobre a civilização mesopotâmica.