Dicas de estudo para os vestibulares

A época dos vestibulares está chegando e durante esse período é comum os alunos apresentarem ansiedade em relação às provas e ao tão esperado sonho de uma vaga na universidade.

Aqui no Colégio, nossos alunos são preparados durante todo o Ensino Médio para encararem os vestibulares da maneira mais natural possível, consolidando a autonomia e o pensamento. Porém, para os alunos que ainda não encararam as provas e para os que vão encarar, separamos algumas dicas para ajuda-los nessa jornada:

– Organize um cronograma de estudos: separe um tempo por dia para se dedicar aos livros e ser disciplinado é fundamental. Com o cronograma, você pode, além de revisar as matérias do dia, ter um dia da semana específico para cada disciplina.

– Estude em grupo: quando se estuda junto com outros alunos, a troca de conhecimento é maior, além de gerar estímulo no assunto e trabalhar o respeito. O grupo precisa ser organizado e estar focado em ajudar um ao outro.

Aula dada é aula estudada: chegar em casa e rever o conteúdo aprendido no dia faz com que você memorize melhor as matérias, deixar para depois, faz com que o conteúdo se acumule e a preguiça em estudar seja maior.

Resolva provas de vestibulares anteriores: estudar os vestibulares antigos faz com que o aluno se familiarize com a prova, além de ser uma prática de estudo é uma maneira de ver se há dúvidas, erros e acertos nas questões da universidade que você tanto almeja.

Faça redações: pelo uma vez na semana faça um texto e peça para os amigos ou a família apontar erros e acertos.

Mantenha-se atualizado: é importante que os estudantes estejam atentos às principais notícias do Brasil e do mundo, por isso é imprescindível a leitura de diferentes jornais, revistas ou até mesmo acompanhar programas de rádio e televisão para que os alunos entendam os assuntos que podem cair na prova, inclusive na redação.

– Pratique atividade física regularmente: é importante que os alunos mantenham-se ativos e saudáveis para que o dia da prova não sobrecarregue tanto. Além disso, a atividade física auxilia na concentração das atividades e também é necessário essa pausa e distração dos estudos para não aumentar a ansiedade.

– Mantenha uma alimentação saudável: a alimentação regular é importante para o funcionamento do nosso corpo. Um aluno bem alimentado tem mais facilidade para aprender e memorizar os conteúdos. No dia da prova, também é importante manter-se hidratado e comer alimentos leves.

O coordenador do Ensino Médio, Huemerson Maceti, tem um recado para nossos alunos que irão prestar o vestibular:

Fala, Huemerson!

“O meio do semestre se aproxima e com ele muitos alunos do Ensino Médio e de Cursos Pré-Vestibular sentem a pressão da escolha do curso e da preparação para as mais diversas provas.

Para ter sucesso nos exames vestibulares e ENEM, além da preparação adequada, com conteúdos fortes e muito treinamento, temos que cuidar da saúde física e emocional, além de traçar estratégias para cada uma das provas e isso requer certa antecedência.

Engana-se quem acredita que isso acontece no Terceiro Ano do Ensino Médio, mas é o resultado de um caminhar, que requer dedicação.

Os exames não são meras aplicações de fórmulas e “decorebas” de fórmulas e datas. Hoje os exames priorizam raciocínio lógico e interpretação de textos, aliados à solução criativa de problemas. Tanto individualmente, quanto em grupo, o item primordial nessa preparação é a disciplina e a humildade – sempre há o que aprender. O estudo é importantíssimo, mas reserve horários para cuidar do corpo e da mente. Pratique esportes e tenha hobbies. Lembre-se de que isso é uma maratona, não uma prova de 100 metros rasos, assim, mantenha a constância e o foco em sua meta.

Os pais devem entender que é um momento delicado é importante. Participem, apoiemo-nos e tranquilizem seus filhos. Pressões desnecessárias podem aumentar a tensão e prejudicar o rendimento!”

7ºs anos no Zooparque
Papo de adolescente
a