Empresa Júnior Puríssimo

                Logo da empresa desenvolvido pelo aluno Adrian

 

Durante esse semestre, o professor Filippi Ongarelli, responsável pelo Espaço Maker, criou junto aos alunos interessados do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, uma empresa júnior.

A Empresa Júnior Puríssimo é uma associação sem fins lucrativos, especializada em tecnologia e Cultura Maker, criada com o objetivo de fomentar o aprendizado prático dos educandos, onde o professor inspira e os alunos lideram; alunos assumem problemas reais e não apenas simulações.

Os alunos Adrian Habermann, Lucas Kleim, Heloísa Fontana, Poliana Rossini, Letícia Trovó, Lucca Schimidt, Anne Beatriz Lançoni, César Figueiredo, Caique Velasco, Julia Sartori, Murilo Leite, Sergio Ramassoti, Marina Tieme e Nicolas Serrano, trabalham diferentes atividades como biomecânica de movimento (biologia), equipe de engenharia, equipe de modelagem 3D, equipe de marketing, planejamento financeiro, planejamento social e atividades de empreendedorismo, exatamente como uma empresa na prática.

A Empresa atua com práticas desenvolvidas em ambientes pedagógicos inovadores, capacitando os estudantes para enfrentarem os desafios da Sociedade do Conhecimento, além de promover uma educação de excelência, autonomia intelectual, inovação no desenvolvimento de projetos de lideranças, fortalecendo descobertas e motivações, preparando os alunos para uma vida acadêmica e profissional de excelência.

DISTÂNCIAMENTO SOCIAL

A ideia da Empresa começou a ser desenvolvida no início do ano e continuou a ser concretizada mesmo com o desafio das aulas on-line. Os alunos tem encontros virtuais semanais e, por conta das novas demandas da pandemia e dos cuidados com a saúde, criaram o primeiro produto da empresa: um dispenser de álcool em gel feito com cano PVC que é acionado pelos pés.

O projeto foi todo elaborado por eles durante três semanas. Desenvolveram estudos sobre o modelo, sobre biomecânica, modelagem 3D, planejamento financeiro e social e marketing. O modelo passou por análise de stresse no software Simplify 3D, o que minimiza os riscos de falha estrutural.

O projeto visou a funcionalidade, segurança no uso e fácil manutenção, uma vez que o cano de PVC é maleável e facilmente transportável. O uso de material reciclável visa o meio ambiente sustentável.

Um diferencial importante no dispenser desenvolvido por eles em comparação aos disponíveis no mercado é o dobro de autonomia, porque possuem um reservatório de 1,2 L de álcool gel e pode ser expandido para até 2 L.

Os alunos apresentaram o projeto, sem fins lucrativos, aos gestores do colégio em reunião virtual, como se fossem verdadeiros empresários e tiveram êxito na aprovação.

PARCEIROS

Os alunos da Empresa Júnior Puríssimo estão em busca de parceiros para ajudá-los na confecção dos dispenseres, toda a ajuda será apenas para o custo do material que será utilizado, de modo que aceitam patrocínios ou doação de materiais.

Ficou interessado em ajudar? Entre em contato através do e-mail filippi.ongarelli@redeicm.org.br para negociar a doação!

Isso é Puríssimo!

 

Narrativa Poética – 6ºs anos
Feira de Profissões virtual – segundo dia
a