Nos dias 25 e 26 de março, o Instituto Coração de Maria em Porto Alegre recebeu diretoras, vice-diretoras, coordenadores pedagógicos e o Comitê de Educação da Rede ICM para um enriquecedor seminário. Este evento, realizado em um ambiente de colaboração e troca de experiências, teve como principal objetivo capacitar os coordenadores pedagógicos, promovendo uma gestão participativa e colaborativa para garantir uma educação de excelência.

O encontro visou desenvolver competências de liderança nos coordenadores, capacitando-os a liderar práticas pedagógicas inovadoras e significativas. Foram discutidas estratégias e ferramentas para aprimorar a construção pedagógica, com foco em práticas educativas contextualizadas. Contamos com a assessoria do Sistema de Ensino Poliedro, que forneceu palestrantes e materiais de muita qualidade para discussões.

Os temas abordados no encontro foram: Iniciamos a manhã do primeiro dia com a temática “Neurociência e Aprendizagem”. Nesse momento Elvira Souza Lima destacou a importância das emoções no processo de aprendizagem, especialmente no contexto pós-pandêmico. A palestra enfatizou a relevância da neurociência para compreender o novo perfil dos alunos, oferecendo insights valiosos sobre a plasticidade cerebral e os marcos de desenvolvimento. Elvira Souza Lima é pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Possui doutorado pela Sorbonne (Paris), com pós-doutorado na Stanford University (EUA), cursos no Collège de France e na École Pratique de Hautes Études (Paris).

No período da tarde desse primeiro dia tivemos a Atividade Prática  “O Papel do Coordenador Pedagógico”, onde Rodrigo Fulgêncio conduziu uma dinâmica prática sobre o papel dos coordenadores pedagógicos, abordando temas como avaliação de professores, feedback construtivo e gestão de dados educacionais. Rodrigo Fulgêncio é diretor do Sistema de Ensino Poliedro e possui larga experiência em todos so níveis de gestão escolar.

Convivência e Integração foi a palestra final do primeiro dia, na qual discutimos a criação de um ambiente escolar inclusivo e colaborativo, ressaltando a importância de uma cultura de respeito e empatia.

No segundo dia do encontro iniciamos a manhã com o tema Avaliações Modelo PISA e Gestão da Avaliação. Aqui a palestrante abordou a importância de preparar os alunos para exames como o PISA, discutindo estratégias para avaliações que medem habilidades e competências críticas.

Fechando a manhã do segundo dia do encontro, trabalhamos os  “Círculo de Reflexão e Conexão”. Nesse momento Raphaela Lupion destacou a importância das relações humanas e do trabalho coletivo na realização da missão educacional.

Fechando o encontro, no período da tarde, trabalhamos pautas Internas da Rede ICM, como “Gestão de Pessoas” e outras informações pertinentes à coordenação e direção escolar. Os dois dias de atividades foram fundamentais para o fortalecimento do espírito comunitário e para a troca de experiências entre os educadores da Rede ICM. O seminário reafirmou o compromisso com uma educação de qualidade, centrada no desenvolvimento integral dos alunos e na valorização das relações humanas. Este evento marca mais um passo na direção do aprimoramento contínuo das práticas educacionais dentro da Rede ICM, destacando o importante papel dos coordenadores e diretores como líderes educacionais.

Continuem acompanhando nossas atualizações para saber mais sobre eventos futuros e novidades da Rede ICM de Educação!