O Natal é comemorado no dia 25 de Dezembro, dia em que se celebra o nascimento do Menino Jesus, por isso, iniciou como uma celebração cristã e com o passar do tempo, pessoas do mundo todo celebram o feriado independente da religião.

Mas você conhece a história do natal?

Durante o século III d.C., a Igreja queria converter os povos pagãos para o Império Romano para que eles comemorassem o nascimento de Jesus, assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao nascimento do Deus Sol, que comemorava o solstício de inverno.

As antigas comemorações de natal costumavam durar até 12 dias, que é o tempo que os três reis magos levaram para encontrar o Menino Jesus. No Brasil, as festividades começam no dia 24 de dezembro, quando as famílias se reúnem para a ceia e trocam presentes e mensagem de afeto.

O Natal é feito de muitos símbolos, como o Papai Noel, personagem inspirado no bispo Nicolau, que nasceu na Turquia e costumava ajudar as pessoas pobres deixando saquinhos de moedas nas chaminés das casas e foi transformado em santo após vários milagres atribuídos a ele. A imagem do bispo foi associada ao Natal na Alemanha e se espalhou pelo mundo, porém, era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura.

Em 1886, o cartunista alemão, Thomas Nast, criou uma nova imagem para o bom velhinho nas cores vermelha e branca e com cinto preto, porém, a popularização do papai Noel nessas cores, aconteceu em 1931, quando a Coca-Cola apresentou em uma campanha publicitária o Papai Noel de vermelho e virou um sucesso.

Além do Papai Noel, o Natal também possui a tradicional árvore de Natal, sempre cheia de enfeites e luzes, o presépio, simbolizando o nascimento de Jesus, as velas e os sinos.

Viva o Natal!