Associar a escola à formação de cidadão é uma realidade em nossa sociedade. É na escola que o aluno encontra os meios que o prepara para a vida, é no ambiente escolar que ele será inserido em círculos sociais e deverá cumprir funções básicas da vida adulta como ter uma rotina, compreender o conteúdo, respeitar as pessoas e executar as tarefas da melhor maneira possível.

Quando falamos em educação pedagógica, se trata da transmissão de conhecimento, porém, os professores e toda a comunidade escolar preparam o aluno para a coletividade a partir do modo como os avaliam. Os professores também são transmissores de normas e valores, de modo que contribuem para a formação do aluno como cidadão levando ética ao centro de reflexão e do exercício de cidadania.

Um aluno no ambiente escolar desenvolve sua subjetividade, torna-se autônomo em suas opiniões a partir da socialização, o que faz da escola uma das ferramentas que garantem a prática da cidadania. É na escola que o aluno tem a oportunidade de se manifestar como indivíduo, portanto, é lá que ele adquire a consciência de seus direitos e deveres, expressa suas opiniões e defende seus princípios como cidadão.

O Colégio Puríssimo tem como missão a formação de uma escola democrática que respeita a individualidade do aluno e está atenta à qualidade do relacionamento entre a comunidade escolar, garantindo ao aluno os meios para que se prepare para a cidadania através da transmissão de regras e valores e de reflexões sobre a sociedade, políticas públicas e seus direitos.

Para falar sobre isso, conversamos com a Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, Janaina Katia de Lima.

Fala, Janaina! 

A escola é, notadamente, um ambiente de ensino-aprendizagem, interação social, construção de valores, atitudes e habilidades, direitos e deveres essenciais à convivência e relacionamento com outros seres humanos.

Sua relevância está na maneira como se dão essas relações de forma pedagógica, intencional, cuidadosa, atendendo individualmente os educandos, já que cada aluno é um ser em constante formação. Nessa interação, aprendemos a ser, pois educar é humanizar!

As relações constituídas nesse ambiente oportunizarão a cidadania consciente e competente no trabalho, na família, nas relações sociais, nas transformações necessárias para um mundo melhor, mais justo e digno.

De acordo com Kenski (2003), “O espaço da escola é mágico. Nele se realiza o milagre permanente do aprender e do abrir-se para o mundo. […], de transformar o pensamento racional em afeto e sentir saudades das múltiplas escolas que nos ensinaram tantas linguagens.”