Carolina Coli Gonçalves, aluna do 9º ano do Colégio, é semifinalista do Projeto EPTV na escola, com a redação “A rua mais bela”, que teve orientação da professora de redação do Ensino Fundamental, Patrícia Cury e o tema “Se esta rua, se esta rua fosse minha…” Por quê? Não é? E visitou a emissora na última quinta-feira, 19, junto com outros alunos selecionados da região.

Para Carolina, receber a notícia da classificação foi uma sensação muito grande de gratidão. “Fiquei muito contente! Afinal, todos nós sabemos que são poucos os que possuem essa grande oportunidade de participar de um momento como este”, comenta a aluna. “Eu amei poder conhecer os bastidores da EPTV, foi tudo uma grande novidade, tive a noção de como é complexo trabalhar com um veículo de comunicação”. A professora orientadora, Patrícia Cury, afirma que a estudante sempre se destacou nas produções escritas. “É uma aluna muito aplicada e interessada, sempre disposta a fazer as atividades propostas em sala. Além disso, também participa de vários projetos sociais promovidos pelo Colégio”, revela a professora.

O objetivo do tema é fazer com que os estudantes do último ano do Ensino Fundamental das escolas da rede Municipal, Estadual, particulares, do SESI e EJA (Educação de Jovem e Adulto), reflitam sobre o tema em sala de aula e, através de pesquisas e debates, desenvolvam uma redação trabalhando o conceito de público e privado na sociedade. Segundo Patrícia, o assunto desse ano fez com que o aluno se mobilizasse em diversas disciplinas. “Os temas escolhidos pelo projeto EPTV na escola envolvem sempre uma reflexão sobre questões sociais urgentes. Esse fato contribui grandemente para formação integral do indivíduo”, analisa. Desse modo, o aluno deve considerar que o espaço público não é apenas responsabilidade do Estado, mas por ser um local que pertence a todos, deve ser cuidado por todos.

O projeto que surgiu em 1999 e já está em sua 18ª edição, tem como objetivo a interação entre os estudantes e o veículo de comunicação, além de incentivar a reflexão sobre o tema proposto em cada ano. Para a construção da redação, o aluno é estimulado a pesquisar, debater, ler e praticar a escrita, o que auxilia no desenvolvimento do aluno com a maneira de pensar e dissertar sobre diferentes assuntos. Para Carolina, que ainda não sabe o que vai prestar no vestibular, a ideia surgiu em um momento de descanso em casa. “Sentei na rede do quintal e as ideias foram surgindo, pude colocá-las no papel e finalizar com o meu principal objetivo: o de mostrar o quão importante é a preservação dos espaços públicos”, afirma.

Foram enviadas à redação da EPTV São Carlos aproximadamente 16 mil redações entre as escolas das cidades que recebem a cobertura da emissora, e pelo menos um semifinalista de cada cidade foi escolhido por jornalistas e organizadores para continuar na próxima etapa. Na segunda fase, a emissora formou uma nova comissão e escolheu entre os dez melhores da região, cada redação premiada será transformada em reportagem.

A cidade de Rio Claro não teve finalistas entre os dez, mas Carolina já conquistou uma classificação excelente diante da região. “Foi uma experiência incrível, queria agradecer essa grande oportunidade que recebi do Colégio Puríssimo e também aos professores, coordenadores e diretores que passaram pelo meu caminho e contribuíram para que isso acontecesse”, comenta Carol.

Além da Carolina, outros dois alunos do 9º ano foram selecionados para a visita à emissora, Júlia de Moura Kayano e Lucas Eduardo Pedroso de Lima. Diante disso, a perspectiva da professora Patrícia para os próximos anos no projeto é grande, visto que o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos dois anos no Colégio está trazendo resultados. “A expectativa é de aumento do número de alunos participantes do projeto, preocupados em melhorar, de alguma forma, os problemas que permeiam a sociedade”, conclui.