Ensinar os conteúdos escolares previstos em currículo oficial requer ir além das páginas do livro didático e das práticas cotidianas da sala de aula. É preciso vivenciar e conhecer a realidade de perto!  Dentro desta perspectiva, de experiências e de protagonismo dos alunos na construção do conhecimento, as atividades de campo revelam-se também um excelente caminho a ser explorado quando o que se almeja não é apenas a transmissão ou a mera reprodução do conhecimento.

Dentre as atividades desenvolvidas no Colégio, visitar laboratórios, museus e espaços interativos da UNESP de Rio Claro, foi a proposta para os 6ºs anos no início do mês de outubro. Os alunos interagiram e aprenderam um pouco mais sobre rochas, minerais, meteorologia, além de botânica e inclusão dos deficientes visuais. O roteiro proposto foi:

  • Museu de Minerais e Rochas “Heinz Ebert” – Departamento de Petrologia e Metalogenia;
  • Estação Meteorológica, Jardim Sensorial e Laboratório de Cartografia tátil no Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

 

Conhecimento, diversão e momentos de descontração nos acompanharam durante esses três dias de saída pedagógica.