Tudo no mundo pode ser lido com atenção, ampliando nossa percepção da realidade
Sim! Uma imagem, um som, um gesto, uma mudança na natureza, o rosto de outra pessoa, um sentimento… Tudo no mundo pode ser lido com atenção, ampliando nossa percepção da realidade.
A leitura pode nos levar a lugares inimagináveis.
Podemos ler textos, anúncios, imagens, mapas, tabelas, gráficos, códigos, letras de músicas, partituras, placas de trânsito, fórmulas, obras de arte, fotografias, fenômenos.
Podemos ler textos nos livros físicos, como os textos bíblicos, obras clássicas de diferentes gêneros textuais, reportagens de jornais, contos de fada, pesquisas científicas! E também podemos realizar leituras online!
Não existe certo e errado, verdades ou mentiras, existem diferentes formas de linguagem e a leitura individual que representa como cada um de nós percebe o mundo.
Assim, a 13ª Semana Literária do C. N. S. da Glória tem por objetivo promover a experiência sobre novas formas de ler o mundo e instigar diferentes possibilidades de investigação, reflexão, comparação e estabelecimento de relações entre o que conhecemos e aquilo que ultrapassa o tempo e o lugar em que vivemos.
Traçando essas conexões, entre os dias 19 e 23 de junho deste ano, nossos alunos vivenciarão novas formas de ler o mundo hiperconectado, sendo mediados por estratégias pedagógicas planejadas por seus professores.
Através de vivências digitais de cunho pedagógico e de atividades associadas à literatura, tais como oficinas, interativas, bate-papos com autores, palestras sobre temas da contemporaneidade, saraus literários, teatralizações e atividades “mão na massa”, nossos alunos poderão ampliar conceitos, competências e habilidades, implicados em novas formas de ler, escrever e aprender.
Esta será uma semana em que todos nós vivenciaremos doses interativas de experimentação com as tecnologias digitais, tais como a utilização de recursos tecnológicos como Ipads, smartphones, realidade aumentada, realidade virtual, gamificação, oficinas interativas com o uso de QRCodes (sigla em inglês para Quick Response, ou seja, resposta rápida), oficina de robótica, bem como aulas com metodologias ativas. Através das oficinas de realidade virtual, nossos alunos estarão manipulando efeitos visuais, sonoros e táteis, experimentando situações, cenários, sons e acontecimentos em uma visão de 360 graus de qualquer lugar do planeta Terra.
Além dos Recursos Educacionais Abertos já mencionados (realidade virtual e realidade aumentada), projetos tais como a Simulação da Assembleia das Nações Unidas, Feminismo e outros, com a participação ativa dos alunos estarão sendo desenvolvidos.
Assim será o II Hands on Experience, evento iniciado em 2016 e em sua segunda edição neste ano de 2017, e que recebeu este nome porque propõe um retorno ao fazer e o movimento que valoriza atividades práticas e de experimentação, envolvendo o trabalho coletivo, estimulando a criatividade e desenvolvendo a empatia, além de obedecer princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo, colocando o aluno no centro de seu processo de aprendizado.
Desejamos que todos os alunos tirem proveito desta proposta e tornem esta semana significativa e rica em aprendizagens!
Veja um pouco do que os nossos estudantes irão experimentar!
Realidade Virtual
Vídeo: https://edu.google.com/expeditions/#explore
Realidade Aumentada
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ui8PRSx3aH0
Robótica com sucata: