Projetos

A Pastoral Escolar assume a iniciativa pelo fomento de Projetos Sociais com gestos concretos de solidariedade junto aos mais pobres e abandonados, (PE, n. 66s). Para isto, incentivamos o jovem a desenvolverem ações concretas que levam em conta a ética, a democracia, a cidadania, o comprometimento e a participação. Que o jovem saiba amar, conviver e relacionar-se, que seja pessoa de fé e esperança e, principalmente, que seja feliz, é o que nos propomos.

A Pastoral Escolar, comprometida com a juventude, promove ações que possibilitam a vivência plena daquilo para o qual os jovens foram chamados, através de cinco dimensões: identidade, convivência, espiritualidade, consciência política e voluntariado. Essas dimensões acontecem nas manhãs de formação, nos encontros de grupos de jovens e ação voluntária, pois, a sustentabilidade do protagonismo juvenil se dá através da promoção de significativas experiências de convivência, estudo e partilha.

Esperamos que estes espaços ajudam os jovens a pensar na sua pessoa, nas suas relações,  nas  escolhas e que eles se comprometam e tenham esperança, reforcem sua fé e, finalmente, que sejam capazes de adquirir e trabalhar suas potencialidades e dons.

Você, aluno do 9º Ano e Ensino Médio pode fazer parte deste projeto.

Grupo de Jovens: Uma reunião mensal – 1ª segunda-feira de cada mês, no turno inverso, na sala da pastoral.

Trabalho Voluntário: Uma saída mensal – 3ª segunda-feira – Saída do colégio às 14h e retorno às 17h.

Locais para o voluntariado: Casa de Repouso do Amparo Santa Cruz (idosos), Casa Geriátrica Monte Líbano e Instituto São Benedito (crianças).

Entre em contato com a Pastoral da escola, inscreva-se já!

No nosso Colégio a Iniciação Científica nos Ensinos Fundamental e Médio é considerada elemento estruturante do currículo, pois proporciona acesso ao conhecimento científico e desperta interesse pela ciência e pelas relações entre os conceitos científicos e a vida. Os professores de Ciência, Biologia, Química, Física e Língua Portuguesa são os orientadores desse grande projeto desenvolvido pelos alunos, cujos trabalhos são inscritos e apresentados no Salão de Iniciação Científica UFRGS Jovem.

A área de Ciências Humanas também participa do projeto, com o desenvolvimento da pesquisa científica, nos componentes curriculares de Sociologia e Geografia.

Ao ensinar a atitude científica, dedicando-se à pesquisa baseada em uma situação problema, oferecemos aos alunos a possibilidade de observar, levantar hipóteses, questionar, fazer registros e tirar conclusões.  Dessa forma, permitimos que nossos alunos avancem no processo que possibilitará a formação de um pensamento sistemático, crítico e autônomo, capaz de prepará-los para enfrentar os desafios dentro e fora da escola.

A atividade desencadeadora do projeto acontece no mês de abril, quando os alunos são reunidos e conhecem as diretrizes do trabalho, os objetivos, o cronograma de atividades e o processo de avaliação que se estenderá ao longo do ano letivo, além de receberem orientações quanto ao método científico e às normas técnicas da ABNT, bem como a apresentação do projeto premiado do Salão UFRGS Jovem no ano anterior.

A atividade de culminância acontece através da apresentação dos trabalhos no Salão Jovem UFRGS e na Mostra Cultural da Escola.

Projeto Miniempresa é desenvolvido com as turmas da 2ª série do Ensino Médio em parceria com a Associação Junior Achievement do Rio Grande do Sul. O objetivo é despertar o espírito empreendedor e desenvolver uma visão clara do mundo dos negócios, favorecendo a consolidação de uma cultura empreendedora e de lideranças entre os jovens.

Além disso, o referido projeto proporciona aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa.

Inicialmente, a partir de uma reunião de sensibilização com as turmas, os alunos conhecem a proposta e a dinâmica do projeto, sendo que:

  • É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, à noite, na própria escola;
  • Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção;
  • É um programa acompanhado por quatro voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção;
  • Neste programa são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método “aprender fazendo”, em que cada participante se converte em um mini empresário.

O programa tem início no mês de março ou agosto e se estende até o fim de cada semestre.

JUSTIFICATIVA: O compromisso efetivo de toda a escola com a formação do leitor proficiente é fundamental. A leitura é um meio essencial para a construção de conhecimentos e possibilita a reflexão sobre o mundo e a formação de cidadãos críticos e autônomos. Aqueles que sabem ler têm condições de elaborar e comunicar melhor suas idéias e de seguir aprendendo ao longo da vida. Mas saber ler é muito mais do que ser alfabetizado. Significa interpretar os sentidos dos textos lidos a partir do conjunto de referências constituídas por cada um.

OBJETIVO GERAL: Retomar a progressão das habilidades e competências a serem desenvolvidas ao longo dos anos e séries nas diversas áreas do conhecimento, visando à construção da competência leitora e da escrita nos diferentes patamares de complexificação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Investigar as defasagens quanto à competência leitora e da escrita de nossos alunos buscando evitar que comprometam o avanço escolar e profissional dos mesmos.
  2. Divulgar as estratégias de ensino desenvolvidas ao longo do ano para dinamização dos processos de leitura e escrita na nossa escola, nas diferentes etapas de escolarização.
  3. Avaliar as práticas pedagógicas que estão sendo desenvolvidas na nossa escola para qualificá-las.
  4. Conhecer as potencialidades dos estudantes no que se refere à escrita.
  5. Possibilitar a reflexão sobre ações para desenvolver a competência leitora, habilitando os estudantes, como cidadãos, por diferentes tipos de textos, contextos e situações comunicativas, a tornarem-se capazes de ler e interpretar o mundo.
  6. Perceber a relação entre o “saber ler” e a cidadania, na perspectiva da importância da conquista da leitura para a formação de indivíduos autônomos política e intelectualmente.
  7. Refletir sobre as demandas apresentadas pela sociedade em termos profissionais que exigem domínio da linguagem escrita, boa comunicação verbal, boa redação, entre outros aspectos.
  8. Compreender as necessidades colocadas para o sujeito quanto a sua efetiva participação social: saber ler diferentes tipos de texto, estar bem informado, saber ajustar o registro à situação comunicativa em questão como condição para ser compreendido.
  9. Identificar nossos princípios, explicitando-os e esclarecendo quais ações podem ser revistas, ou implementadas, no processo de formação de leitores na nossa escola para oferecer melhores situações de aprendizagem, incluindo as atividades desenvolvidas em sala de aula e o material didático utilizado por alunos e professores.
  10. Conhecer modalidades didáticas mais adequadas para o desenvolvimento de cada tipo de conteúdo com o qual será necessário trabalhar, tais com: leitura colaborativa, roda da leitura, leitura silenciosa, leitura em voz alta, leitura programada, etc.
  11. Propor práticas relevantes de leitura para a efetiva participação cidadã.
  12. Identificar quais os conteúdos fundamentais de leitura, reconhecendo a dimensão individual e social dessa prática, quais sejam: comportamentos leitores, procedimentos e capacidades de leitura.
  13. Adotar práticas educativas que, de fato, possibilitem a constituição e ampliação dos conhecimentos indicados.

 

  “LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA”

Meta: aprimoramento das habilidades dos alunos em ler, interpretar e escrever com poder argumentativo.

Por quê?

Porque todos os professores podem e devem ser professores de leitura, ensinando decodificação, desenvolvimento de vocabulário e fluência e desafiando os alunos a entender o que lêem.

Dentre as ações desenvolvidas em nossa escola visando ao aprimoramento das habilidades de leitura e escrita com poder argumentativo, destacam-se:

  1. REDAÇÃO INTERDISCIPLINAR”: tem como objetivo envolver alunos e diferentes áreas do conhecimento na tarefa de propor mais leituras e escrita em todas as séries do Ensino Médio. Uma vez que os textos serão selecionados por todos os professores que compõem o corpo docente do ensino Médio, os alunos terão em mãos um repertório de textos atuais e conectados aos temas que, possivelmente, serão abordados em vestibulares e no Enem. Para isso, o material será selecionado de acordo com cada área do conhecimento, seguindo um cronograma de disponibilização dos textos aos alunos. Ao final do ano letivo, ocorre um momento em que três alunos de cada turma, votados pelos professores, recebem uma menção honrosa por sua produção.
  1. ELABORAÇÃO DE PEQUENOS ARTIGOS JORNALÍSTICOS PARA PUBLICAÇÃO NO INFORMATIVO APAMEGLOR: visa estimular os alunos a desenvolverem artigos sobre diversos temas abordados ao longo das aulas e vinculados às atividades pedagógicas, para que sejam apreciados pela comunidade escolar via Informativo Apameglor. A organização das idéias e dos conteúdos, a produção autoral, a criatividade, a ortografia, bem como a organização do material são alguns dos critérios levados em consideração para a seleção dos referidos artigos e sua publicação.

Nos meses de setembro e outubro, tendo culminância no mês de novembro, os alunos da 3ª série do Ensino Médio promovem o projeto Consciência Política.

O objetivo do projeto é despertar o interesse pela política e, principalmente, uma maior compreensão da sua importância para nossas vidas. É bom lembrar que democracia significa governo/poder do povo e os membros da sociedade têm o dever de participar da política e o direito de criticar, propor, opinar e cobrar de nossos representantes sendo, assim, agentes fundamentais na construção de uma nação mais justa e com menos deficiências sociais.

Nesse Projeto, os alunos da 3ª série fundam partidos políticos, fundamentam ideologicamente e criam planos governamentais para o Rio Grande do Sul. Cada grupo/partido político lança um candidato fictício para governador do Rio Grande do Sul que participa de um emocionante debate eleitoral.

Todos os alunos do Ensino Médio e oitavas séries do turno da manhã participaram do evento. Os participantes podem fazer perguntas para os concorrentes e, e seguida, votam no seu escolhido.

Drogadição, aborto, transporte, ecologia, sustentabilidade, desigualdade social, corrupção e educação são algumas das temáticas partilhadas nesse Projeto.

O Projeto Meio Ambiente, Sustentabilidade e Gerenciamento de Resíduos,  desenvolvido anualmente com as turmas da 2ª série do Ensino Médio, e sob coordenação da professora de Biologia tem como objetivos desenvolver entre os alunos:

  • A compreensão sobre a problemática ambiental causada pelos resíduos produzidos diariamente em residências, indústrias, restaurantes, empresas, entre outros estabelecimentos, e desenvolver soluções sustentáveis para reaproveitá-los, e assim minimizar os danos socioambientais causados por eles;
  • A adoção de posturas e atitudes ecologicamente corretas e empreendedoras ao mesmo tempo, para agregar valor ao resíduo, tornando-o um produto.

A etapa dos 10 aos 14 anos, caracterizada como pré-adolescência diferencia-se, a partir do 6º ano, em vários fatores. Fica bem delimitada a mudança da fase de vida a partir do que segue: até o 5ª ano são atendidos por um professor “titular” e alguns professores especialistas (Música, Ed. Física, Inglês). No 6º ano mudanças acontecem e eles se deparam com vários professores, que são responsáveis pelos diferentes componentes curriculares e que possuem várias turmas.

O aumento do número de professores representa também o marco mais evidente da primeira grande fragmentação do conhecimento, que a Escola procura minimizar através do desenvolvimento de projetos de estudos interdisciplinares. Começam a lidar com uma quantidade maior de tarefas, bem como um maior volume de materiais nas mochilas, mais temas e também com cronogramas de avaliações parciais, trimestrais e de recuperação a cada trimestre. O número de leituras requisitadas pela Escola a serem desenvolvidas no ano aumenta e as atividades relacionadas aos mesmos compreendem habilidades de interpretação mais complexas.

Diante desse contexto e visando preparar os alunos para a etapa dos anos finais, a Escola desenvolve o projeto “Bem-Vindo ao 6º ano” que consiste no conjunto de atividades de integração com o novo ambiente com o qual irão interagir.

Durante o mês de outubro de cada ano letivo, os alunos do 5º ano são convidados para participar de diferentes oficinas no conhecido “Prédio Azul” para conhecer alguns professores que os acompanharão no 6º ano. Também recebem o material “Você sabia que…” elaborado pela Equipe do Serviço de Orientação Educacional em parceria com os professores dos diferentes componentes curriculares, através do qual tomam conhecimento da sistemática de trabalho nos anos finais.