Orientações são relacionadas ao “Jogo” da Baleia Azul e à série “13 Reasons Why”

Prezados Pais e Responsáveis

A Rede ICM de Educação comprometida com a formação humana de crianças, adolescentes, jovens e adultos, atua no sentido da formação cidadã, da defesa dos direitos e da dignidade humana, com conhecimento, solidariedade, respeito e promoção da vida.

Em vista disso, a Rede ICM de Educação manifesta-se em relação as notícias dos últimos dias sobre a série “13 Reasons Why” (Os treze porquês), série americana disponível gratuitamente aos assinantes do serviço de streaming Netflix. E o jogo Baleia Azul (Blue Whale), que consiste em um jogo clandestino no qual são dadas uma série de instruções que estimulam atividades autodestrutivas, inclusive casos de suicídio, especialmente entre jovens e adolescentes o que torna o problema mais grave.

É importante que jovens e famílias estejam informados e atentos ao comportamento dos adolescentes com quem convivem, a fim de evitar o envolvimento de jovens nesse tipo de ação. Segundo especialistas, pessoas fragilizadas por eventos traumáticos, isoladas emocionalmente, que possuem dificuldade em confiar ou que se sentem cobradas ou exigidas em demasia são mais propensas a desenvolver quadros depressivos, o que as tornam alvos fáceis para esse tipo de manipulação.

Para evitar esse tipo de ação, os especialistas em educação orientam os educadores a apostar no diálogo. A comunicação efetiva, estar aberto e manter o diálogo, ter atenção ao jovem, promover reuniões de pais sobre o risco desse tipo de interação on-line e o monitoramento da utilização das redes sociais, são fundamentais para proteger os adolescentes e prepará-los para o futuro e ensiná-los a viver em sociedade.

Estejamos atentos e em alerta quanto a falas sobre morte e suicídio; isolamento; falta de interesse; mudança de hábitos, tempo dispensado a internet, enfim, mudança de comportamento em geral e continuemos investindo na acolhida, no diálogo, na convivência e em posturas de encorajamento e participação efetiva no cuidado da saúde física, espiritual e mental das crianças e jovens.

Acreditamos que educar é um desafio que requer um coração grande, grandeza de espírito e grandes ideais, “nossa missão é grande, por isso temos necessidade de grandes virtudes, de um coração magnânimo, grande fé, esperança e amor, todas as virtudes em altíssimo grau” (Maix, 1871). Nossas Unidades de Ensino estão comprometidas e, efetivamente, realizam ações em favor da vida.

Que Deus abençoe e ilumine todas as nossas famílias.

Rede ICM de Educação e Assistência Social.

Porto Alegre, 20 de abril de 2017.