Ensino
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A estrutura do trabalho apresenta um currículo baseado na progressão de competências e habilidades que o aluno precisa dominar ao final de cada ano, relacionadas com a competência maior que nossa Escola visa desenvolver com seu aluno ao longo de sua vida escolar.
O currículo é organizado em áreas do conhecimento que, por sua vez, estão ancoradas nos conceitos estruturantes que balizam e garantem sua identidade entre todos os anos escolares, desde os primeiros até os últimos anos da Educação Básica.
Além disso, para que esse trabalho tenha identidade, temos nos esforçado em reforçar que o parâmetro de referência de nossa prática pedagógica esteja pautado em ler, escrever, argumentar, desenvolver valores e aplicar conceitos em cada uma dessas áreas do conhecimento.
Assim como a criança e o adolescente se desenvolve ao longo do tempo, o currículo deve assumir níveis diferenciados de dificuldade, respeitando-se ao mesmo tempo o aluno e o conteúdo a ser desenvolvido, visto que a cada idade se estabelecem tipos particulares de interação entre o sujeito e o seu meio, pois o desenvolvimento cognitivo não ocorre independente do contexto e é resultado de um processo que se desenvolve em diferentes fases.
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas, no qual o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas cognitivas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Embora os estágios de desenvolvimento cognitivo estejam associados a determinadas faixas de idade, eles variam de indivíduo para indivíduo. Para Piaget, cada estágio tem várias características e muitas formas estruturais detalhadas.
O importante é que o professor entenda esse processo e como ocorre a construção do conhecimento.
Além disso, é função da escola, adequar o currículo à realidade local para garantir uma aprendizagem significativa, tal como a recomendada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Observa-se que o caminho é longo, as habilidades numerosas e, na maioria dos casos, nem todas específicas de apenas um componente curricular, mas são ferramentas indispensáveis e fundamentais na aquisição de qualquer tipo de conhecimento, em qualquer momento e em qualquer lugar.
Conforme registrado no Projeto Educativo ICM (2009- pág. 48), a ação pedagógica implica na humanização dos sujeitos envolvidos no processo educativo e no exercício permanente da ação reflexão ação.
Por percebermos a importância de articular os conhecimentos para compreender a realidade complexa com a qual nos defrontamos, nossa postura metodológica visa a dialogicidade entre os saberes. A Educação implica, ainda, no desenvolvimento de valores e na apropriação de competências e de habilidades necessárias para uma participação social ativa, crítica e ética, favorecendo a construção do conhecimento a serviço do bem comum.
Entende-se que o conhecimento é uma categoria epistemológica e que se estabelece como uma rede de conceitos e conteúdos de forma progressiva e contínua e que é construído de relações a partir das interações do sujeito com o meio físico, simbólico e social no qual está inserido, e constitui-se na representação da realidade. Trata-se, portanto, de uma construção humana de significados na interpretação do mundo.
A aprendizagem ocorre através das descobertas e consiste numa aquisição em função da experiência que se desenvolve no tempo. Ela não acontece de graça, é resultado de um esforço que se origina das experiências físicas e lógico matemáticas desenvolvidas pelo sujeito. Consiste “numa aquisição em função da experiência que se desenvolve no tempo. (…) A experiência física consiste em agir sobre os objetos para retirar deles qualidades próprias dos objetos. A experiência lógica matemática consiste em agir sobre os objetos (coisas do mundo físico e todos os objetos simbólicos, inclusive os conceitos, as estruturas operatórias, os modelos científicos, os saberes científicos, artísticos, éticos, para não falar das linguagens em todas as suas formas) e retirar não mais deles, mas da ação e das coordenações de ações qualidades próprias dessas ações e coordenações.” (BECKER, 2002, p. 24).
Baseados nessa concepção foram estabelecidos procedimentos para a aproximação e interação dos educandos com o conhecimento através de uma metodologia dialógica, participativa, dinâmica, problematizadora, transformadora, que busca desenvolver o espírito investigativo, a formação de hipóteses, a formulação de conceitos, de tal forma que oportunize situações concretas para o crescimento integral da pessoa, desenvolvendo sua capacidade de pensar, criar, produzir, criticar e fazer história. Nesse sentido, a metodologia implica a adoção de procedimentos que considerem os conhecimentos prévios dos alunos acerca de um tema de estudo; a assimilação de novos conteúdos, através de intervenções programadas a serem feitas pelo professor e a conseqüente ampliação dos esquemas de compreensão da realidade.
Para sistematizar e organizar a construção desse conhecimento, nós concebemos a metodologia como um conjunto inumerável de estratégias, técnicas, métodos e proposições que envolvem professores e alunos, numa relação de interação e reciprocidade entre si e com os conteúdos escolares. Adotamos como suporte ao nosso trabalho os fundamentos teóricos de diferentes autores, sendo eles: Paulo Freire, Antoni Zabala, César Coll, Fernando Hernández, Phillipe Perrenoud, Gardner, Hengemüle, Costella. Em relação às teorias do conhecimento, utilizamos referenciais teóricos de autores como Jean Piaget e Lev S. Vygotsky com o objetivo de melhor compreender os processos de aprendizagem.
Construir conhecimentos para ler e interpretar o mundo, a partir da elaboração e da re-elaboração de seus próprios conceitos e da compreensão do contexto local ao contexto planetário, pesquisando, experienciando situações, socializando o aprendido, resolvendo situações-problema e elaborando propostas que o levem à auto-realização, ao empreendedorismo e ao exercício da cidadania.
Buscamos desenvolver uma autoimagem positiva, estabelecendo relações, vivenciando diferentes situações e construindo seu conhecimento com autonomia nas diferentes áreas, com vistas à cidadania.
Na Educação Infantil, propomos ao educando vivências lúdicas e desafios necessários à ampliação de descobertas sobre si mesmo e o mundo em que vive e que possibilitem a contextualização e o início da sistematização dos saberes escolares. Entendemos que a função de brincar neste processo é conduzir a criança para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social, levando a criança ao conhecimento da língua oral, escrita e da matemática e o desenvolvimento da autonomia. Consideramos que no processo de aprendizagem, a criança tem interesse e desejo próprio e é um ser capaz de interferir no meio em que vive, ampliando desta maneira, a expressão oral e escrita, a capacidade de resolver problemas, o espírito investigativo, a consciência corporal, as noções de tempo e de espaço, a espiritualidade para a vivência de valores, competências e habilidades necessárias para uma participação social ativa, ética e ecológica, buscando a construção e a apropriação do conhecimento.
Inúmeros projetos interdisciplinares são desenvolvidos ao longo do ano, buscando contemplar todas as competências previstas. Estes surgem sempre através de uma situação-problema. Seguem como projetos permanentes da Educação Infantil a “Campanha da Fraternidade” e o “Projeto de Leitura”, estabelecendo a ligação entre todas as áreas do conhecimento. Como motivação para os alunos e, visando agregar a participação da comunidade escolar, são realizadas anualmente a Mostra Cultural e a Semana Literária.
Buscamos oportunizar aos educandos vivências lúdicas que possibilitem a contextualização e o início da sistematização dos saberes escolares, desenvolvendo a expressão oral e escrita, a capacidade de resolver problemas, o espírito investigativo, a consciência corporal, as noções de tempo e de espaço, a espiritualidade e a construção da autonomia para a vivência de valores, competências e habilidades necessárias para uma participação social ativa, ética e ecológica.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 4º), em especial nos quatro primeiros anos, a criança desenvolve a descentração, passando do conhecimento individual para a percepção acerca dos conhecimentos da humanidade. Gradualmente as capacidades de análise, síntese e generalização permitem a apropriação mais complexa da realidade, redimensionando as relações entre as vivências e o conhecimento concebido.
No quinto ano, espera-se que o aluno adquira progressiva competência em relação às linguagens, possibilitando-lhes a resolução de problemas cotidianos e a apropriação de conceitos elementares relacionados a aspectos históricos, geográficos, científicos, matemáticos, sociais, políticos e culturais.
Vários projetos interdisciplinares são desenvolvidos ao longo do ano, buscando contemplar as competências previstas para este segmento, e que originam-se de uma situação problema. Seguem como projetos permanentes a “Campanha da Fraternidade” e o “Projeto de Leitura” do 1º ao 5º ano, estabelecendo a ligação entre todas as áreas do conhecimento.
O 2º ano desenvolve um estudo específico sobre o bairro no qual a Escola está inserida, tecendo comparações com outros bairros; o 3º ano contempla o espaço atual de Porto Alegre, suas rugosidades e suas relações com outras escalas espaço temporais; o 4º ano conhece e problematiza o espaço rio-grandense diante de suas peculiaridades regionais e do conjunto de objetos e ações que o compõem; o 5º ano segue com o aprofundamento dos conhecimentos sobre a formação e as características identitárias do povo gaúcho, partindo da percepção do espaço regional para a representação do espaço nacional brasileiro.
Como motivação para os alunos e, visando agregar a participação da comunidade escolar, são realizados anualmente a Mostra Cultural e a Semana Literária.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, busca-se caracterizar conhecimentos fundamentais da humanidade de forma contextualizada nas diferentes áreas, desenvolvendo competências e habilidades, priorizando a formação ética, a autonomia intelectual, o pensamento crítico e científico, através da aplicação de conceitos construídos e do desenvolvimento da reflexão sobre tudo aquilo que é passível de exploração, capacitando, assim, o educando para a vida em sociedade.
Do 6º ao 9º ano, os alunos são desafiados a refletir, argumentar, desenvolver autonomia e criatividade, ampliando, assim, sua leitura de mundo, de forma progressiva e contínua.
Vários projetos interdisciplinares são desenvolvidos ao longo do ano, buscando trabalhar competências tanto na área acadêmica como na área relacional e propiciando a vivência de aspectos relacionados à preservação ambiental, à sustentabilidade, ao desenvolvimento dos seres vivos, à representação do espaço geográfico, à compreensão das temporalidades históricas, à aplicação da matemática, à apreciação da literatura e das artes, à prática da língua inglesa e espanhola, e ao exercício da leitura e da escrita na língua materna.
O Curso de Ensino Médio é uma etapa de ensino que procura aprofundar os conhecimentos constituídos nas etapas anteriores, ação necessária para os jovens que se encontram com seus níveis de pensamento cada vez mais complexos. O currículo é elaborado a partir de comportamentos que hoje o ENEM exige tendo como ponto de partida a construção de conceitos, competências e habilidades nas diversas áreas do conhecimento, inserida a uma proposta interdisciplinar que privilegia a leitura de mundo, a mobilidade do conhecimento, a problematização, a contextualização e a metodologia de projetos. Os projetos privilegiam diversos espaços de aprendizagem observando a realidade atual que se vive e o como exercer a cidadania.
Dentre os projetos que compõem o conjunto de ações propostas pela Escola para os alunos do Ensino Médio ao longo dessa etapa de escolarização, destacam-se: Simulados Enem e UFRGS, Iniciação Científica, Simulação de Assembleia das Nações Unidas, saídas de campo e a integração com profissionais ligados à dinâmica do Vestibular. Somam-se a esses as participações de nossos alunos em projetos das Universidades Locais, tais como UFRGS Mundi, Salão de Iniciação Científica da UFRGS e Feira de Ciência e Inovação da PUC-RS. Buscando relacionar o conhecimento escolar ao mundo do trabalho e ao empreendedorismo, desenvolvemos o “Projeto Miniempresa” em parceria com a Associação Junior Achievement.
A prática da leitura é promovida a partir do contato com obras clássicas e contemporâneas da literatura brasileira e mundial, a partir das quais os alunos são incentivados a desenvolver apresentações teatrais e a participarem da dinâmica proposta na Semana Literária e na Feira do Livro, eventos anuais da Escola.
Para incentivar a troca de experiências entre os alunos, são realizados anualmente a Mostra Cultural, o Salão de Artes e o Salão de Iniciação Científica, nos quais os estudantes podem apresentar os seus trabalhos para professores e familiares, e, com isso, ampliam o conhecimento adquirido em sala de aula.
Sistema de Avaliação
Conforme disposições do Regimento Escolar, a avaliação do educando segue as seguintes diretrizes:
O Projeto Educativo ICM visa desenvolver a proposta pedagógica num processo de interação, a partir da caminhada conjunta com todos os segmentos da comunidade escolar. A avaliação na Escola deve ser entendida como o acompanhamento da ação integrada, repensando todo o processo da prática educativa para a melhoria e conseqüente transformação dos fins a que se propõe.
A avaliação perpassa todo o sistema, fazendo uma interligação entre os diferentes momentos da ação pedagógica na relação Educando – Educador, portanto: é contínua, dinâmica e participativa; é mediadora, diagnóstica e transformadora, pois tem a função de possibilitar ao educador e ao educando a identificação do que deve ser feito para (re) orientar o processo.
Considera tudo que pode auxiliar o educando a aprender melhor; suas aquisições, sua maneira de aprender e raciocinar, sua relação com o saber, suas angústias e bloqueios eventuais.
Contribui para definir estratégias de ensino aprendizagem, dinamizando oportunidade de ação – reflexão – ação. Inclui como aspecto essencial balanços periódicos das aquisições dos educandos a fim de gerar novos desafios aos mesmos, no crescimento pessoal e coletivo.
A Expressão dos Resultados é trimestral, com registro sistemático do aproveitamento do educando, permitindo visualizar seu desempenho ao longo do período.
Educação Infantil
A avaliação dos alunos da Educação Infantil é realizada através da observação sistemática, considerando o desenvolvimento biopsicossocial e cultural, a formação de hábitos, as diferenças individuais. O acompanhamento e o desenvolvimento do aluno são registrados e expressos por Parecer Descritivo em forma de relatório, elaborado pelo docente da classe, sem finalidade de promoção. O Parecer é entregue aos pais ou responsáveis, ao final de cada trimestre, em forma de instrumental didático de acompanhamento relativo a cada um dos eixos expressos no Projeto Pedagógico específico da Educação Infantil.
Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
A expressão dos Resultados é sob a forma de Parecer Descritivo.
Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio
A expressão dos Resultados é sob a forma de Conceitos por componente curricular, sendo que o conceito do terceiro trimestre determinará sua Aprovação ou Reprovação.
Durante o ano letivo, os conceitos adotados são:
A – Quando o educando domina completamente o conhecimento e as habilidades, e ainda é capaz de solucionar situações-problema que envolve conceitos complexos.
B – Quando o educando demonstra um sólido conhecimento e desenvolvimento das habilidades.
C – Quando o educando apresenta um conhecimento parcial e restrito, revelando que desenvolveu parcialmente as habilidades esperadas.
D – Quando o educando apresenta um conhecimento superficial, não tendo desenvolvido as habilidades básicas.
E – Quando o educando apresenta um conhecimento superficial, não tendo desenvolvido as habilidades básicas e não demonstrando crescimento.
Na Educação Infantil, o resultado do processo de avaliação é expresso por meio de parecer descritivo semestral.
No 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental, o resultado do processo de avaliação é expresso por meio de parecer descritivo trimestral.
Do 4º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, o resultado da avaliação é expresso por meio de notas, em uma escala decimal de zero (0,0) a dez (10,0), representando o grau de desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem definidas no planejamento de ensino da turma, em cada área do conhecimento.
As expectativas de aprendizagem indicam os conteúdos, as habilidades e as competências que são desenvolvidas na etapa letiva correspondente e que são verificadas pelos instrumentos de avaliação a cada trimestre.
A nota final atribuída ao aluno resulta da média ponderada entre os graus obtidos em cada trimestre, conforme registro a seguir:
Primeiro trimestre, peso 1.
Segundo trimestre, peso 1.
Terceiro trimestre, peso 2.
Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, os resultados da avaliação são expressos por meio de notas, em uma escala decimal de zero (0,0) a dez (10,0), representando o grau de desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem definidas no planejamento de ensino da turma, para cada componente curricular.
- As expectativas de aprendizagem indicam os conteúdos, as habilidades, as competências e os valores que são desenvolvidos na etapa letiva correspondente e que são verificadas pelos instrumentos de avaliação.
- A nota final atribuída ao aluno resulta da média ponderada entre os graus obtidos em cada trimestre, conforme registro a seguir:
Primeiro trimestre, peso 1.
Segundo trimestre, peso 1.
Terceiro trimestre, peso 2.
A forma de comunicação aos pais será por boletins trimestrais. Na Educação Infantil será por boletins semestrais.
Direitos, Deveres, Normas de Convivência e Medidas Educativas
- Usufruir dos benefícios que o Estabelecimento de Ensino proporciona a seus alunos;
- Valer-se dos serviços oferecidos pelo Estabelecimento de Ensino;
- Expor, a quem de direito, as dificuldades encontradas na realização dos trabalhos escolares;
- Receber orientação e auxílio necessários para realizar as atividades escolares;
- Conhecer o Regimento Escolar e solicitar esclarecimentos sobre ele;
- Comunicar, a quem de direito, as dificuldades encontradas nas relações interpessoais;
- Participar das realizações e promoções do Estabelecimento de Ensino, destinadas à sua formação, como elemento consciente e atuante da comunidade;
- Apresentar, a quem de direito, sugestões e solicitações relativas à melhoria da vida escolar;
- Solicitar esclarecimentos sobre a sua avaliação;
- Conhecer e vivenciar a Filosofia do Estabelecimento de Ensino.
O educando juntamente com os pais e/ou responsáveis, comprometem-se com os seguintes deveres:
- Permanecer no Estabelecimento de ensino durante todo o período das aulas, participando ativamente de todas as atividades escolares, esforçando-se para delas obter o melhor aproveitamento;
- Comparecer ao Estabelecimento de ensino munido do material necessário para a realização das atividades escolares previstas;
- Realizar e apresentar os trabalhos e tarefas solicitadas pelos professores no prazo combinado;
- Aproveitar as oportunidades que o Estabelecimento de ensino oferece para desenvolver hábitos de sociabilidade e convivência em grupo;
- Zelar pela conservação do prédio, mobiliário, material didático e equipamentos bem como de tudo que é de uso coletivo, responsabilizando-se pelos danos causados;
- Respeitar as autoridades do Estabelecimento de Ensino e as demais pessoas com quem convive, tratando-as com respeito e cortesia;
- Participar das comemorações, celebrações religiosas e de outras atividades complementares para as quais for solicitado, tendo atitudes de respeito;
- Ter postura adequada e ética em todas as dependências, imediações do Estabelecimento de Ensino e nas diversas situações em que o representa, em ambientes fora ou dentro do mesmo;
- Ser assíduo e pontual nas atividades escolares;
- Conhecer e cumprir o Regimento Escolar;
- Agir em consonância com a Filosofia da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
O uso do uniforme é obrigatório em todas as dependências do Colégio e nas Saídas de Estudos, independentemente do horário, turno e da atividade que o aluno estiver realizando.
Encontra-se à venda em dois locais: Super Mercado Maccari e no próprio Colégio, Sala 115.
Com vistas à proteção dos alunos e à garantia de sua educação integral, não é permitido ao educando:
- Ausentar-se do Estabelecimento de Ensino sem a devida licença;
- Ocupar-se, durante as aulas, com qualquer atividade estranha a elas;
- Utilizar, na sala de aula, objetos ou equipamentos que prejudiquem o bom desenvolvimento das aulas;
- Praticar atos que atinjam a integridade física e moral das pessoas no Estabelecimento de ensino e nas suas imediações;
- Promover, sem autorização da Direção, vendas, campanhas, coletas, eventos e subscrições no e em nome do Estabelecimento de Ensino;
- Promover política partidária nas dependências ou nas imediações do Estabelecimento de Ensino;
- Usar indevidamente nome, emblemas ou símbolos do Estabelecimento de Ensino;
- Desrespeitar as normas disciplinares ou deixar de cumprir suas obrigações escolares;
- Rasurar documentos referentes à vida escolar;
- Entrar em sala de aula, após o início das atividades escolares do período, sem a devida justificativa;
- Portar, nas dependências do Estabelecimento de ensino, armas de qualquer espécie, explosivos, inflamáveis, entorpecentes, cigarros ou assemelhados, bebidas alcoólicas ou jogos proibidos por lei;
- Causar danos ao prédio, ao mobiliário, materiais e equipamentos do Estabelecimento de Ensino;
- Usar de meios ilícitos nos trabalhos específicos de Avaliação da aprendizagem, sendo afastado ou não da sala de aula, não tendo direito à nova oportunidade;
- Expor colegas, professores ou qualquer membro da comunidade Escolar a situações constrangedoras.
São consideradas faltas graves: desrespeito ostensivo aos integrantes da Comunidade Escolar, danos ao patrimônio do Colégio; porte e uso de tóxicos; bebidas alcoólicas e objetos que ameacem a segurança da Comunidade Escolar; uso sem a devida autorização por escrito, de imagem e gravação do nome do Colégio em qualquer tipo de promoção; agressão física, verbal e cibernética; utilização de meios ilícitos (cola) para resolução de instrumento de avaliação (provas e testes).
O Estabelecimento de Ensino busca a obtenção sistemática da disciplina, visando ao desenvolvimento, no aluno, da autonomia moral e intelectual que, ao agir, revele discernimento, autodisciplina e senso comunitário.
Em consonância com a Filosofia do Estabelecimento de ensino, são tomadas medidas educativas, quando o aluno não cumprir com os seus deveres e/ou desrespeitar as Normas de Convivência anteriormente descritas. Dadas essas considerações, são tomadas as seguintes medidas:
- Aconselhamento;
- Advertência oral e escrita;
- Comunicado por telefone e/ou por escrito ao responsável pelo aluno;
- Suspensão (afastamento temporário da sala de aula ou do Estabelecimento de Ensino );
- Matrícula condicional (termo de compromisso firmado pelos pais ou responsáveis pelo aluno);
- Cancelamento da matrícula.
As medidas educativas podem, a critério da Direção, ser adotadas isolada ou independentemente, sem observância da sequência antes referida.
Orientações Gerais
A Agenda do Colégio vê a comunicação oficial entre Escola-Família e Família-Escola para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. É de porte obrigatório. O aluno deve trazer todo o material solicitado pelo professor.
Além dos bilhetes e avisos pela Agenda, há outros Canais de Comunicação: Site do Colégio, Circulares, Informativo (jornalzinho – o APAMEGLOR) e Folders.
- O educando e seus responsáveis devem ficar atentos ao cronograma de provas e testes, divulgado no site da Escola e na sala de aula.
- A ausência de provas, testes ou trabalhos avaliativos deverá ser justificada, por escrito, à coordenação de turno, no prazo máximo de 48 horas, a partir do retorno do aluno à Escola.
- A reposição dessas avaliações será realizada ao final do trimestre correspondente junto com as provas trimestrais.
- O educando entra no 1º período da manhã, às 7h35min e, à tarde, às 13h10min. Após este horário, deverá passar na sala da Coordenação de Turno, antes de entrar em sala de aula.
- Educandos atrasados aguardam o 2º período. Após o 3º atraso, são adotadas medidas educativas e os pais serão comunicados.
- Educandos atrasados, após o 1º período, devem trazer a justificativa dos pais para ingresso na Escola.
- Educandos retirados da sala de aula devem apresentar-se na coordenação de Turno, após ter situação avaliada.
- O Educando que receber bilhete ou comunicação na Agenda, deve apresentar, no dia seguinte, a assinatura dos responsáveis a quem fez o registro.
- O Educando que não trouxer o bilhete assinado pelos pais, deverá ser encaminhado à Coordenação de Turno para contato com os pais do aluno.
- As comunicações do Colégio com as famílias são feitas por meio de correspondência escrita, devendo sempre retornar assinadas pelos responsáveis.
- Os Educandos não devem entrar em sala de aula após o professor.
- Não é permitida a saída do aluno para imprimir trabalhos ou realizar outras atividades durante as aulas.
- Fumar é prejudicial à saúde de quem fuma ede quem estiver por perto. É proibido fumar dentro do Colégio ou arredores, conforme determina a legislação vigente. Portanto, não é permitido portar, manusear ou consumir qualquer tipo de substância psicoativa, bebida alcoólica, bem como fumar no ambiente escolar.
- As relações, tanto no Colégio e arredores, devem restringir-se ao nível da amizade, não sendo permitido o namoro ou atos que atentem contra a boa convivência e organização escolar.
- Os pais que desejarem falar com os professores podem solicitar horário, ou procurar a coordenação de Turno.
- Cabe ao Educando o cuidado e a responsabilidade do seu material escolar. O Colégio não se responsabiliza por dinheiro, celular, bolsas, material escolar, vestuário e objetos de valor e de marca, trazidos pelos alunos. Cada aluno é responsável pelos seus pertences.
- O Educando que estiver cumprindo penalidades de suspensão perde o direito às atividades do colégio: freqüência às aulas, provas, trabalhos, saídas de estudo.
- No período da manhã, os Educandos devem estar no Colégio até às 7h35min. No período da tarde, devem estar até às 13h10min. Recomendamos aos pais que busquem seus filhos até às 17h35min.
- As dispensas das aulas de Educação Física somente ocorrem mediante a apresentação de Atestado Médico (constando o CID) ou da Carteira de Trabalho assinada, com período de trabalho diário superior a seis horas. Os pedidos são encaminhados, por escrito, com a respectiva documentação, junto à Secretaria.
- Nenhum educando está autorizado a divulgar atividades no Colégio, como organização de viagens, festas ou outros sem prévio consentimento, por escrito, da Coordenação de Turno ou da Direção.
- No caso de instrumentos de avaliação copiados ou que tenha havido situação de “cola”, serão tomadas providências imediatas e cabíveis à situação.
- Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos tais como celular (conforme Lei nº 4.734, de 4 de janeiro de 2008), MP3, jogos eletrônicos ou assemelhados, durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas no espaço escolar. Aparelhos que estiverem em uso durante o período de aula serão recolhidos pelo professor e entregues no final da aula.
Não é permitido ao Educando discriminar, usar de violência simbólica, agredir fisicamente ou verbalmente colegas, professores ou funcionários da Escola, bem como, expor colegas, professores ou qualquer pessoa vinculada à Escola a situações constrangedoras.
Observação: Outras orientações e normas de convivência podem ser estabelecidas a qualquer tempo, sendo observadas também todas aquelas que constam no Regimento Escolar. Demais casos especiais ou omissos a estas combinações serão julgados pela Equipe composta por SCT, SCP, SOE e professor conselheiro.