Mostra Cultural

A Mostra Cultural é um evento anual que ocorre na Escola, cujo objetivo é incentivar a troca de experiências entre os estudantes que, nesta ocasião, podem apresentar os seus trabalhos para professores e familiares, e, com isso, ampliar o conhecimento desenvolvido ao longo das aulas.

Feira do Livro

A Feira do Livro é um evento aberto à comunidade e acontece anualmente na Escola.
Diversas atividades fazem parte deste evento: contação de histórias, oficinas, palestras, teatro, encontros com escritores e mesas-redondas. Além disso, estandes de editoras apresentaram obras literárias e materiais didáticos. A Feira do Livro marca o trabalho de incentivo à leitura como caminho para construção do conhecimento, tendo como principais objetivos: formar uma comunidade de leitores e estimular a formação de leitores e escritores desde a Educação Infantil.

Manhã Literária

Este é um momento destinado à vivência mais lúdica das obras literárias indicadas como “leituras obrigatórias” do Vestibular da UFRGS.
Consiste na teatralização de três destas obras, com a participação de alunos e professores que se apresentam para os alunos do Ensino Médio no seu turno de aula.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica

Ao longo dos últimos anos, o Colégio Nossa Senhora da Glória participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), sob coordenação da professora Anna Daniele Adriano. Podem participar deste projeto os alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
O projeto inicia anualmente no mês de março, sendo que os alunos participantes têm encontros semanais para estudos preparatórios todas as 5ªs feiras, das 14h às 15h30min.
Nestes encontros, são desenvolvidas ações, tais como: aulas experimentais, estudos em grupo, leitura de textos, livros e artigos, observação do céu noturno, simulações, uso da Internet, uso do programa stellarium, etc.
A prova nacional sempre é aplicada no Colégio, no mês de  maio, conforme orientações da coordenação da OBA, sendo que, ao final do segundo semestre são divulgados os alunos medalhistas neste projeto.

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Desde o ano de 2014, sob orientação do professor de História, alunos do Ensino Médio participam da Olimpíada Nacional de História do Brasil.
A ONHB é composta por cinco fases online e uma fase final, presencial.
Durante as fases realizadas pela Internet, as equipes participantes, compostas por três estudantes e um professor orientador, devem analisar documentos, fotos e textos para resolver questões de múltipla escolha.
A metodologia permite aos estudantes e professores trabalhar como historiadores.
A fase final, marcada para o mês agosto de cada ano, é constituída de questão dissertativa.

Aula Multidisciplinar

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram anualmente de uma aula multidisciplinar desenvolvida pelos professores de História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso e Arte que acontece no Cemitério da Santa Casa.

Esta atividade tem como objetivos:
Propor aos estudantes o conhecimento histórico a partir de lápides do Cemitério da Santa Casa; perceber as etnias que contribuíram historicamente para a composição social e cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul; analisar a arquitetura cemiterial como manifestação artística, propaganda e mensagem pessoal e de uma época; entender a obra cemiterial de agentes marcantes da história Rio-Grandense, tais como: Julio de Castilhos, Borges de Medeiros, Pinheiro Machado e Teixeirinha; identificar os aspectos geográficos e sociológicos que permeiam a organização do Cemitério diante da complexidade do espaço de Porto Alegre.

.