No ano letivo de 2018, o projeto desenvolvido com as turmas do 8° ano consiste na troca de cartas dos próprios estudantes com pessoas residentes na Inglaterra e na Espanha. Nas correspondências, escritas ao longo do primeiro trimestre do corrente ano, os alunos apresentaram-se, comentaram sobre seus estudos históricos acerca desses lugares e realizaram questionamentos sobre o país destinatário, especialmente como os seus residentes imaginam uma nação ideal. Todas as cartas foram escritas em língua estrangeira, contando, portanto, com o auxílio das disciplinas de Inglês e Espanhol.

Enquanto as respostas não retornam, os alunos iniciam, na disciplina de Geografia, o projeto de construção de nações, definindo seus próprios símbolos, leis e geopolítica. Assim que recebidas, as cartas serão traduzidas, analisadas e relacionadas ao país em que vivem e aos que foram criados pelos alunos. O objetivo desse projeto é compreender a construção social, política e econômica de uma nação, analisar as permanências e rupturas no processo histórico e nas formas de governo (monarquias), e, ainda, despertar o senso crítico dos alunos.

As cartas já chegaram à Espanha, onde foram entregues pessoalmente pelas professoras Gabriela Ucoski, Zilda Pavani e Karen Soares à professora Gabriela Grecco, da Universidade Autônoma de Madri, que aceitou participar da atividade distribuindo as cartas para pessoas interessadas em responder aos nossos alunos. Segundo a professora, todas as cartas já foram distribuídas e recebidas com muito entusiasmo.

Agora, as demais cartas serão enviadas à Inglaterra.