O universo é colorido! 🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈🌈

Se observarmos as cores ao nosso redor, perceberemos que elas não estão sozinhas. O mundo possui os seus infinitos tons… E trabalhando juntos deixaremos o mundo mais colorido!Brincar, organizar, classificar e experimentar são excelentes habilidades que levam à aprendizagem. E foi justamente através das brincadeiras utilizando os sentidos e as cores que se despertou a curiosidade nesta dinâmica realizada no Turno Extracurricular.

Foram utilizados diferentes materiais e o interesse foi tanto que novos experimentos chegavam, diariamente, à sala de aula através de pesquisas realizadas em casa com o auxílio dos familiares.

Realizamos o experimento do arco-íris refletido numa folha branca de papel. É importante salientar que no primeiro momento não obtivemos êxito na realização do mesmo. Diante desse momento de frustração, levantaram vários questionamentos: Porque será que não deu certo? O material está correto e em tamanho ideal? O foco de luz tem tamanho e foco favorável? Dentre outros…

Mas não houve desistência! No dia seguinte, outros tipos de lanternas foram trazidos com tamanhos diferenciados, foco maior e brilho mais intenso. Outra sugestão foi a de utilizar as lanternas dos celulares. Perceberam que a cor da luz do celular, a claridade da sala e a inclinação do foco de luz interferiram no experimento.

Após varias tentativas… Eis o “nosso” arco-íris!

Conclusão: a luz da lanterna faz exatamente o que a nuvem faz com a luz do sol, separa as cores! Misturadas não se diferem, mas o copo de água faz as cores se separarem.

Nosso “laboratório” continuará em funcionamento e os pequenos cientistas estarão, diariamente, a postos!

“A criatividade e iniciativa da criança estão presentes para ambos os momentos, uma vez que são provocadas constantemente e sistematicamente à projetarem a ação que farão em seguida, desenvolverem iniciativa e adotarem uma postura ativa no processo de pensar e formular ideias, seja através do desenho, pintura, modelagem ou ainda nas construções, no jogo ou no exercício”00 (FALKENBACH; STAMPE, 2000, p. 33).