E se quiséssemos repor, em alimento, a energia gasta ao subir uma escada correndo, como seria?
E se pudéssemos aproveitar a energia gasta durante um experimento, transformando-a em energia elétrica assim como foi feito em uma danceteria na Holanda, como seria?
Na busca das respostas a estas questões, os alunos da 2ª série do Ensino Médio tiveram momentos de construção autônoma do aprendizado em uma aula especial no pátio da escola.
De uma forma agradável e divertida, tiveram a oportunidade de associar o aprendizado ao prazer, através de uma atividade lúdica que procurou aplicar o conhecimento científico sobre trabalho da força, energia e potência mecânica, a uma necessidade de repor a energia gasta no exercício físico.
Nessa oportunidade, os alunos investigaram de forma prática as seguintes situações:
– subir escadas pode ser considerado um exercício aeróbico muito bom para perder calorias e queimar gordura. A atividade realizada na escadaria tem em sua essência o trabalho de força realizada por quem o pratica.
– o tempo gasto ao subir as escadas do pátio da escola e a identificação da altura do degrau da escada e da massa de cada aluno, medido por um cronômetro, levou-os a concluir que quando uma pessoa sobe a escada em tempo menor, tem que fazer um esforço maior. Logo, ela desenvolve uma potência maior.
– relacionando o conteúdo da Física à Nutrição, calcularam a porção da reposição de um alimento escolhido pelo aluno, retirando das embalagens as informações calóricas necessárias.