Colégio Glória participa do Concurso  Internacional de Redação de Cartas

 

 

O Concurso Internacional de Redação de Cartas está na 50ª edição, e mais uma vez o nosso Colégio participou. Tendo quatro etapas constituintes (escolar, estadual, nacional e internacional), a cada ano uma proposta de escrita é indicada. Em 2021, a temática foi “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19”. A ideia este ano envolveu estudantes do 5º e do 8º Anos. Das 11 cartas escritas, 2 foram selecionadas para a etapa estadual: a banca avaliadora (composta por colaboradoras e professoras do Colégio) respeitou para a escolha os critérios de análise estabelecidos no regulamento geral do Concurso.

As cartas escolhidas foram das alunas Bruna Fernandes Amarante e Lívia Menna Barreto – ambas da turma 82. Felicitamos, alegres e com orgulho, as estudantes!

Igualmente orgulhosos, felicitamos todos os estudantes envolvidos. Foi um prazer para nós acompanhá-los no processo de escrita.

Turma 51

João Marcelo Couto Sandin Machado

Renata Sperb Vidal

Turma 52

Arthur Camboim Hubner

Isadora Hentges Werkhauser

Ingrid Hentges Werkhauser

Luíza Boff Brauner

Turma 81

Alana Machado de Oliveira

Brenda Luft Nascimento

Turma 82

Bruna Fernandes Amarante

Lívia Menna Barreto

Samuel Correa da Rosa Silva

As professoras envolvidas diretamente no projeto escreveram algumas palavras como celebração deste momento:

Prof. Carla (turma 51): “A escrita é para a vida, a leitura é para a alma. Portanto a leitura é a alma de uma boa escrita”. (Edmar Teodozio)

Participar de um concurso é um ato de progressão, coragem, é acreditar em si, nas suas capacidades e assim viver  novas experiências e descobertas. Parabéns a todos que aceitaram esse desafio do Concurso de Cartas dos Correios e que com certeza viveram esse momento único, que os proporcionou um ato de desenvolvimento cognitivo e emocional e são esses momentos que nos tornam  capazes de compreender os diferentes contextos que estamos inseridos, vivenciando-os com segurança, argumentação, criatividade, aprendizagem e sede de que queremos cada vez mais. Por isso priorizar a leitura e a escrita na nossa jornada de educando e educador é de extrema importância, é a leitura que fornece a “matéria-prima” para a escrita, portanto  leitura e escrita são inseparáveis e responsáveis pela construção de nossas aprendizagens e leitura do mundo.

Prof. Mariana (turma 52): Em tempos difíceis, como o que estamos vivenciando, cada um de nós busca o refúgio necessário para amenizar tantas incertezas. Assim, o ato de escrever pode se tornar um importante aliado. Os alunos da turma 52, foram convidados a escreverem sobre a sua experiência em relação à Covid-19, expressar por meio das palavras, os sentimentos, as emoções e expectativas diante do cenário atual. Agradecemos o empenho e dedicação de cada um (uma).

Prof. Maurin (turmas 81 e 82): a escrita é uma das tantas formas de pertencermos ao mundo, e assim vamos movimentando-o, cuidando-o. Gratidão pela oportunidade de ler vocês, meus amores. Reparem no mundo e sigam buscando “a mão perfeita” da escrita: a que já está em vocês.

Para mais informações sobre o Concurso, é só clicar aqui: https://www.correios.com.br/sobre-os-correios/educacao-e-cultura/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas