Estudantes do Colégio Glória desenvolvem atividades relacionadas à Semana Nacional do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

No Brasil, é promovida anualmente a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Lembrando esta data, mas também percebendo a importância de desencadear e de manter reflexões e ações permanentes que visem à preservação do Meio Ambiente, nossa Escola, durante o primeiro trimestre de 2016, desenvolveu atividades pedagógicas embasadas no valor e no compromisso com a sustentabilidade, como forma de conscientização e complementação do processo de ensino-aprendizagem.

Algumas das ações desenvolvidas neste período foram:

– realização de investigações sobre os Biomas Brasileiros, nas aulas de Biologia (2ª série do EM) e exposição das atividades conclusivas sobre este tema.

– realização de experimentos práticos no Laboratório de Química sobre as misturas do dia a dia utilizando a água como solvente (2º e 5º ano do EFI) e sobre o ar (1º ano do EF1).

– realização de oficina “O lixo conta a nossa história” no Memorial da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (6º ano).

– produção de vídeos sobre “Saneamento Básico” (9º ano).

– criação de brinquedos com sucatas: caleidoscópios (7º ano).

– trabalhos de Ensino Religioso fundamentados na reflexão sobre a temática da Campanha da Fraternidade.

– Alunos do Turno Inverso: em visita à Horta da Escola, os integrantes do Turno Inverso ampliaram os seus conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável e os cuidados desde o plantio, germinação e posterior colheita de frutos e legumes, cultivados neste local. Com a ajuda das professoras, regaram tais plantações utilizando garrafas descartáveis, percebendo a dosagem suficiente de água utilizada para este fim, pensando aqui na preservação e economia deste bem natural. Durante a visita, tiveram a oportunidade de colher laranjas, degustando-as, posteriormente, em um suco por eles preparado. Após a visita, na sala de aula, confeccionaram um jogo de dominó com representação das laranjas colhidas diferenciando-as por atributos: cor, tamanho, textura, paladar (fruta em si ou em suco).  Concluíram a visita fazendo o registro através de desenhos, tornando o aprendizado significativo.

Assim, percebemos o espaço escolar como um estimulador do questionamento e de mudanças de atitudes que podem favorecer o planeta em que habitamos.