Projeto de Formação Continuada: Participação de professores do Colégio Nossa Senhora da Glória no VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem
No início do mês de julho de 2016, os professores Bruno Mendes e Camila Schneider, responsáveis pelo Componente Curricular de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora da Glória, participaram do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem – CMEA 2016, na cidade de Bragança, em Portugal. A ação é parte do Projeto de Gestão Pedagógica Autoria e Formação Continuada de Professores.
As Conferências Plenárias, painéis de Especialistas, Sessões Paralelas e Comunicações conferidas no CMEA 2016 orbitaram ao redor dos temas “Estilos de Aprendizagem e Estilos de Ensino”, “Tecnologias de Informação e Comunicação, Estilos de Aprendizagem e Espaços Virtuais” e “Inovação e Liderança”, contemplados ao longo de três dias de intensas atividades.
Nesta ocasião, nossos professores apresentaram o Projeto de Estudos desenvolvido com as turmas do Ensino Fundamental II ao longo do ano letivo de 2015, intitulado: Ser Racional: pelo Uso Consciente da Água, já divulgado na Mostra Cultural da Escola, o qual se baseou na pesquisa, utilizando a epistemologia da matemática como fundamento para a construção do conhecimento dos alunos.
A participação dos respectivos professores no referido Congresso foi acrescida ainda da submissão de um artigo nas Atas do Congresso.
Esta ação contempla o Projeto de Gestão Pedagógica Autoria e Formação Continuada de Professores, que propõe a escrita sobre a prática de ensino-aprendizagem como um importante recurso para a qualificação e o desenvolvimento profissional docente.
A meta deste Projeto é a de possibilitar a participação de nossos professores em Encontros e Congressos Internacionais de Educação, nos quais possam partilhar experiências, apresentar os trabalhos que desenvolvem com os seus alunos e a publicação de artigos científicos de sua própria autoria.
Ao documentarem estes saberes em artigos, os professores têm a possibilidade de manifestar suas próprias ideias, refletir sobre a própria docência, bem como tornar o seu saber reconhecido cientificamente, a partir das categorias, procedimentos investigativos e embasamento teórico elencado para a constituição de seus textos e publicações. Constituem assim, uma forma de significar seu conhecimento, registrando a autoria e concentrando nas palavras o desenvolvimento da autonomia e da lucidez de seu pensamento.
O professor que encaminha seu artigo a um evento internacional torna-se também um aprendiz, pois junto com a expressão escrita de suas ideias, submete a sua própria experiência a outros olhares e opiniões. Fica aberto a novas aprendizagens e possibilidades de comunicação e transforma-se num professor multiplicador dessa vivência e dessa oportunidade de crescimento, frente aos demais professores da Escola. Parece-nos ser este o papel do professor da contemporaneidade: estar aberto a novas aprendizagens que possam ser compartilhadas e interligadas, não obstante ao distanciamento de espaços físicos que podem separar, mas conectados em rede através de espaços de vivência e partilha de ideias, que possam aproximar e somar, potencializando a prática pedagógica ao retornarem para suas salas de aula.
Soma-se a isso a concretização de uma experiência de intercâmbio ímpar, através da qual podem construir novas espacialidades, tornando-se plurais, revendo paradigmas, conhecendo outras culturas, assimilando novos conhecimentos, fazendo novos contatos, expandindo seu network, reforçando valores ou se reinventando a partir de novos olhares e territórios que passam a perceber, e que revelam outras formas de viver e de estar no mundo!
Registramos aqui o nosso agradecimento a toda comunidade escolar que acompanhou esta jornada e contribui para que fosse concretizada.
Parabéns aos professores que muito nos orgulham!
Cristina Corso – Coordenadora Pedagógica,
SAIBA MAIS:
VII CONGRESSO MUNDIAL DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO
INSTITUTO POLITECNICO DE BRAGANÇA