Glória Mundi 2020: debatendo o mundo de forma igualitária

Aconteceu, na última quarta-feira (22), a 2º edição do Glória Mundi, em formato virtual e com a participação de ex- alunos do Colégio Glória compondo a mesa. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Gloriense de Relações Internacionais – NEGRI e contou com a presença da graduanda de Relações Internacionais da ESPM-SUL, Clarice Rangel Schreiner,  na apresentação de abertura, dividindo conosco a sua vivência em eventos como esse.

Foram seis comitês e temas de debate:

  1. AGNU – Assembleia Geral das Nações Unidas

“Ameaça à liberdade de imprensa nos países democráticos”

  1. UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

“Repatriação, preservação e comércio ilegal de bens culturais: a violência simbólica e a negligência aos direitos humanos”

  1. UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância

“Os impactos da pedofilia no continente americano”

  1. OEA – Organização dos Estados Americanos

“Atentados aos Direitos Humanos na guerra às drogas na América”

  1. CDH – Comissão dos Direitos Humanos

“A problemática humanitária em países de transição demográfica: abandono de vulneráveis em abrigos”

  1. PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

“A perda de serviços ecossistêmicos causada pela destruição do bioma Amazônico”

O Glória Mundi é uma atividade na qual os alunos do Ensino Médio simulam uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, com o objetivo de debater de forma igualitária os temas propostos no evento. Sob a orientação da professora Karen Roberta Soares da Silva, titular do componente curricular de geografia, e com a organização do  NEGRI, os alunos debateram e defenderam as posições  dos países membros representados por eles. Os ex alunos que compuseram a mesa foram a Mahara, Ara, Ana Clara, Guilherme, Murilo e Chiara, todos formados no ano passado. Além disso, o trabalho contou com a participação de professores do Colégio Glória como observadores e também com a presença da Irmã Maria Angelina Enzweiler, Diretora do Colégio.

O Gloria Mundi é, sem enrolações, uma simulação da ONU! Mas sinceramente
porque discutir assuntos que, por mais que sérios, não irão mudar a decisão de um país no mundo globalizado? A resposta é simples, não é sobre o assunto, é sobre a discussão. O objetivo não é discutir quem é correto e quem é errado, ou mesmo tomar decisões como a ONU, é orientar os alunos a construírem habilidades como as de observação e de diálogo, e
que assim, saibam debater e defender as suas convicções por meio de um debate crítico. A crítica é importante, sem a crítica, não existiria a filosofia que tanto luta pelo pensamento racional. Consegues imaginar um mundo baseado em mitos até hoje? Sem o pensamento diferente não há mudança, não há evolução, é claro que é mais fácil crer em uma ideia já enraizada, mas a que custo?  – Theodoro Jardim – aluno da turma 102 e membro do NEGRI.

Confira o vídeo produzido pelo NEGRI e as fotos do evento: