Em bate-papo da XII Semana Literária e I Hands On Experience, aluna da turma 201 (Andrielle Castro Ribeiro) debate questões de gênero e feminismo com 9ºs Anos.
O Bate-Papo “Cultivando a curiosidade: As diferentes representatividades da mulher na Literatura” trouxe exemplos da presença feminina na literatura mundial e proporcionou momentos de debates e discussão acerca do assunto.
A Andrielle se posicionou sobre o assunto, contou-nos o que pensa sobre a questão e falou sobre a experiência de palestrar para outros alunos do Colégio:
“Feminismo é um movimento social que iniciou a partir da revolução francesa que, inicialmente, tinha como objetivo inserir a mulher no mercado de trabalho, garantido os seus direitos. Nos dias atuais a luta continua, com o propósito de libertar a sociedade de seus ideais machistas e desejando a igualdade entre os sexos.
Me senti emocionada enquanto realizava a palestra, porque é necessário que as alunas se sintam representadas e que todos percebam que o nosso país precisa avançar sobre questões de gênero. Falar sobre a presença da mulher na Literatura é essencial para adquirimos conhecimento e nos questionarmos sobre uma sociedade sexista, racista, lgbtfóbica e elitista. Acredito que todas as intolerâncias e desigualdades que ocorrem são por falta de conhecimento. Por esse motivo, educar e informar alunas e alunos é essencial para evoluirmos.” (Andrielle Castro Ribeiro, 15 anos)
Andrielle contou com o apoio da Professora Dulce Franco (Língua Portuguesa e Literatura) e do Setor de Coordenação Pedagógica.