Equipe docente recebe professor convidado que traz experiência e referencial teórico. 

Na última sexta-feira, dia 1/12, nossa Escola recebeu o professor Ulisses Araújo, o qual nos trouxe sua experiência e referencial teórico em relação à metodologia das Assembleias Escolares.

Esta ação constitui uma das etapas do planejamento e desenvolvimento do Projeto Autonomia e Assembleias Escolares que o Colégio Nossa Senhora da Glória objetiva colocar em prática a partir do ano de 2018, e que vem ao encontro das demandas que o convívio escolar nos apresenta e que estão relacionadas à aprendizagem do diálogo e de valores democráticos no cotidiano da sala de aula.

Ao longo de sua fala para o grupo de professores, coordenadoras pedagógicas, orientadoras educacionais e Direção, professor Ulisses nos levou a refletir acerca de temas que nos são pertinentes no ambiente escolar, tais como: convívio escolar, relações interpessoais, construção de valores democráticos, aprendizagem pela resolução de conflitos e construção de formas autônomas  de constituição social e autonomia moral.

Conforme as palavras do próprio palestrante “o sistematização de uma aprendizagem através da  resolução de conflitos pressupõe, no cotidiano de nossas escolas, a perspectiva do trabalho com os sentimentos e os afetos. A finalidade deste trabalho não é só aprender a solucionar conflitos, mas também desenvolver a inteligência social e emocional”.

De fato, percebemos que o desenvolvimento das competências socioemocionais ultrapassa a dimensão cognitiva e envolve de forma muito mais profunda o lado emocional e psicológico do ser humano, evidenciando ser cada vez mais importante na construção de cidadãos responsáveis e capazes de exercer papéis ativos na sociedade. O intuito da Escola é colaborar para que este desenvolvimento seja satisfatório!

Chamando a atenção acerca da diferença entre Democracia e Democratismo e das responsabilidades, direitos e deveres que constituem os valores de convivência diante de relações democráticas e interpessoais saudáveis e éticas, o palestrante levou nossos professores a tecer suas reflexões para que passemos a planejar as próximas etapas para o desenvolvimento do referido projeto!

Cristina Corso
Coordenadora Pedagógica

Professor Ulisses Ferreira de Araújo: Pedagogo, Mestre em Educação pela UNICAMP, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento humano pela USP, Pós-Doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona. Professor da USP Leste – Universidade de São Paulo Leste.