Estudantes foram assistir ao longa-metragem A Tartaruga Vermelha no 9º Festival Audiovisual de Cinema de Porto Alegre
Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram à Cinemateca Capitólio para assistir à sessão do filme A Tartaruga Vermelha. A Animação fez parte do 9º Festival Audiovisual de Cinema, organizado pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A saída foi organizada pelas professoras Paula Trusz e Zilda Pavani, que trabalham Arte e Língua Espanhola com os estudantes, respectivamente.
“A Tartaruga Vermelha (La Tortue Rouge), de Michael Dudok de Wit (França, Japão, 2016, 80 minutos):
Um náufrago cai numa ilha tropical habitada apenas por pássaros e caranguejos. Ao tentar fugir da ilha, uma tartaruga vermelha lhe bloqueia o caminho. Mas por debaixo de sua carapaça vermelha, a tartaruga esconde um segredo. Indicado a Melhor Animação no Oscar deste ano, este filme mudo narra poeticamente as diferentes fases da vida do náufrago. Co-produção do Studio Ghibli, de onde saíram clássicos da animação japonesa, como A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro.”
A reação dos alunos ao filme foi interessante, já que este não tem diálogo algum (embora não seja um “filme mudo” como alguns alunos disseram). A animação possui um tipo de narrativa bastante diverso daquela que costumamos ver nas mais recentes produções audiovisuais.