A simulação deste ano envolveu debates sobre o uso da energia nuclear e seus impactos no meio ambiente. 

No mês de julho, as turmas 101 e 102 do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Glória participaram de mais uma edição do Projeto de Simulação da Assembleia das Nações Unidas.

Neste ano, a simulação teve como pauta a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ANUMA), discutindo o uso da energia nuclear e os seus impactos no meio ambiente.

A coordenação do projeto esteve a cargo do professor Bruno Peres, responsável pelo componente curricular de Geografia, que acompanhou e orientou a preparação dos alunos ao longo do primeiro trimestre de 2016.

Utilizando a metodologia de simulação de uma Assembleia Internacional, os alunos do Colégio Nossa Senhora da Glória representaram diplomatas de diversos países, como o Brasil, a Alemanha, o Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.

Destacamos que, no ano de 2015, o Colégio Nossa Senhora da Glória foi OURO no 6º Prêmio Inovação em Educação: Área Fim – Sinepe-RS, por desenvolver este projeto como uma importante ferramenta de ensino!

Sobre o Projeto:

O Projeto de Simulação da Assembleia das Nações Unidas e do Conselho de Segurança da ONU, desenvolvido com os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Glória busca relacionar as temáticas referentes às questões internacionais e geopolíticas que envolvem conflitos em todas as regiões do mundo, às vivências dos estudantes e ao desenvolvimento das habilidades de comunicação, argumentação, negociação e liderança.

A primeira assembleia neste formato ocorreu no ano de 2007 e a Escola estabeleceu o referido projeto em caráter definitivo a partir do ano de 2014.
A culminância ocorre anualmente no UFRGSMUNDI, projeto de extensão que congrega alunos do Ensino Médio e do curso de graduação de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As atividades principais desenvolvidas no projeto envolvem a organização de um plano de trabalho no componente curricular de Geografia, visando à preparação dos jovens para a simulação da assembleia a partir de referenciais protocolares internacionais, bem como o contato com os alunos do curso de Relações Internacionais da UFRGS, que desenvolvem a mediação das assembleias e indicam os alunos destaque para participarem do UFRGSMUNDI.

Destaca-se que o principal foco estabelecido neste projeto foi o de significar a aprendizagem dos estudantes e desenvolver habilidades que potencializem seu desenvolvimento cognitivo e emocional, o que pode ser mensurado pelo envolvimento positivo dos estudantes, registrado em suas declarações e pelo êxito de suas participações destacadas pela própria UFRGS, através dos certificados emitidos para os mesmos. Neste sentido, se desejamos formar sujeitos com uma visão mais global da realidade, vinculando a aprendizagem a problemas reais, incentivando a reflexão acerca da pluralidade e da diversidade, percebemos a relevância de nosso projeto para a formação dos estudantes de nossa Escola.