Trabalho de mestrado de professora do Glória vira capítulo de livro

 

 

“Em 2018, ao iniciar o mestrado em Educação em Ciências e Matemática, pela PUCRS, entrei na linha de pesquisa da área de tecnologias na educação e dei início à pesquisa sobre pensamento computacional. Um dos primeiros trabalhos tornou-se capítulo de livro. O trabalho descrito no livro buscou desenvolver grupo de monitores com alunos do 8º ano do ensino fundamental, para que esses multiplicassem seus conhecimentos sobre a linguagem do software Scratch com os demais colegas da turma. Naquele momento, professora e monitores pensaram juntos no planejamento com aulas expositivas e práticas para o uso do software. “É interessante observar como o pensamento computacional se manifesta nos trabalhos realizados pelos estudantes, como por exemplo, a escrita de algoritmos ou a sequência de comandos corretas para que o projeto planejado pelo usuário seja executado. Trabalhar com o Scratch requer muita atenção e pensamento lógico para executar os comandos.”

A dissertação de mestrado da professora Camila Schneider, defendida e aprovada pela banca em março de 2020, foi na área do pensamento computacional aplicado à linguagem da planilha do software Excel e teve como título: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos no Colégio Glória, onde Direção e Coordenação Pedagógica sempre abrem espaço para que os professores possam desenvolver projetos diferenciados com seus estudantes.

Parabéns, professora Camila Schneider!!