Há pelo menos um mês os alunos das  turmas do 8.º ano do Colégio Glória estão trabalhando o livro “O diário de Anne Frank” com a professora Maurin . A cada semana a professora apresenta a obra e também solicita pequenas tarefas sobre o assunto tratado.
Na semana que passou, dentro da atividade proposta por Maurin, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos históricos da época, com a participação da professora de história Gabriela.
A interação iniciou com Gabriela contextualizando a Segunda Guerra Mundial, discorrendo sobre alguns aspectos da época em questão: a origem da guerra, o Partido Nazista e falou também sobre os campos de concentração e de extermínio.
Após a apresentação dos fatos históricos, os alunos discutiram sobre a obra em si e o fechamento se deu com cada um dos participantes resumindo em uma palavra a experiência de leitura que tiveram. Além disso, os alunos puderam ler mensagens que, se pudessem, diriam a Anne e a todos do *Anexo Secreto.
A palavra mais citada foi ESPERANÇA.
*Chamado de “anexo secreto”, o refúgio da alemã Anne Frank ficava nos fundos do prédio da empresa do pai da garota, em Amsterdã, na Holanda. Foi lá que sua família e outras quatro pessoas, todos judeus, viveram clandestinamente, numa tentativa de se esconder dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. E foi de lá também que Anne registrou, em seu diário, o angustiante dia a dia das pessoas que viviam no local. Fonte: Super Interessante- Abril.