Professores: Thaís Martins, Ana Lúcia Medeiros, Giordana de Loreto, Nilton Ribeiro e Anna Daniele

Componentes Curriculares: Biologia, Redação, Educação Física, e Física

Ano: 1º ano do E.M. – turmas 101 e 102

 

JUSTIFICATIVA: Hoje, é notório ouvirmos e lermos que a adoção de “bons” hábitos alimentares e que a prática de atividade física regular contribuem para uma melhor qualidade de vida, pois diminuiriam a probabilidade de desenvolvermos alguns problemas de saúde, dentre eles: diabetes, colesterol LDL e triglicerídeos elevados, hipertensão arterial, fadiga muscular, cansaço/desânimo, mau-humor, irritabilidade, ansiedade, estresse, dificuldades para dormir, risco de obesidade, doenças cardiovasculares e infartos. No entanto, no cotidiano escolar, é comum encontrarmos estudantes que não põem isso em prática, seja por influência da família, dos amigos, de seus outros grupos sociais, ou por imaginarem que ainda são muito jovens para terem preocupação com estas questões. Neste sentido, este projeto faz-se importante a fim de provocar o pensamento crítico dos alunos em relação aos cuidados com o seu corpo/com a sua saúde, especificamente, por meio do estímulo à adoção de hábitos de vida mais saudáveis de alimentação e de atividade física.

 

objetivo geral: Conscientizar os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Glória a respeito da importância de adotar hábitos de vida saudáveis, especialmente, em relação à alimentação e à atividade física.

 

Proposta metodológica

  • Desencadeamento: no mês de abril, em dia a ser agendado, as turmas 101 e 102 serão reunidas na sala 310 para que os professores envolvidos com o projeto possam explicá-lo. Neste momento, haverá uma provocação inicial com vídeos, charges e falas. Os estudantes calcularão o seu Índice de Massa Corporal (IMC) e farão uma lista da sua dieta diária, que servirão para comparação com outros resultados ao final do projeto.
  • Primera etapa: durante as aulas de educação física e de física desde o primeiro trimestre, aludindo à importância da prática de atividade física regular, dos diferentes tipos de atividades físicas para cada pessoa (em relação a tipos de fibras musculares e de intensidade, por exemplo), do cálculo das calorias ingeridas diariamente pelos alunos, etc.
  • Segunda etapa: durante as aulas de biologia desde o segundo trimestre, comentando sobre bioquímica – água, sais minerais, vitaminas, carboidratos (simples e complexos, intolerância e alergia à lactose), lipídios (óleos e gorduras, hormônios estrógeno e testosterona), proteínas (fontes vegetais e animais, intolerância ao glúten, dietas da moda como a low carb), enzimas; a partir de aula expositiva-dialogada, sessão comentada de vídeos, discussão de notícias/reportagens.
  • Terceira etapa: durante a semana do meio ambiente (04 a 08 de junho), como parte integrante das atividades temáticas que serão desenvolvidas na escola, a nutricionista Bruna Bento, Doutoranda em Genética pela UFRGS, proferirá uma palestra, a convite da Profa. Thaís Martins, a respeito dos seguintes tópicos (a princípio): transtornos alimentares/distorções de imagem corporal (vigorexia, bulimia, anorexia); dietas da moda e distorções do “ser saudável”; estresse e aumento da tendência à diabetes e à desregulação da tireóide; alimentos in natura (que poderia ser também uma oficina em uma cozinha); alimentos que podem auxiliar no tratamento contra a depressão; alimentos que aceleram o metabolismo.
  • Quarta etapa: durante as aulas de redação desde o segundo trimestre, com elaboração de uma redação, de uma notícia/reportagem para o jornal Glória Repórter, de fotos ao longo do projeto, e de uma campanha publicitária de conscientização sobre os temas abordados no projeto para a escola, tendo como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental. Estas atividades serão avaliadas interdisciplinarmente pelos professores envolvidos no projeto.
  • Culminância: durante a mostra cultural, haverá apresentação da notícia/reportagem do jornal Glória Repórter, exposição de fotos sobre o andamento do projeto, e exibição da campanha publicitária elaborada pelos alunos.

 

Fonte: saude.abril.com.br; radcf.blogspot.com