Você sabia? No dia 22 de agosto é comemorado o dia do folclore!
Mas o que significa folclore?

A palavra “folclore” é formada pelas palavras inglesas folk, que significa povo, e lore que quer dizer estudo, conhecimento.

Ele é o estudo dos costumes e das tradições de um povo, representado pelos seus diversos movimentos culturais regionais. Conhecê-lo permite a valorização daquilo que é uma das principais marcas de um país: a sua cultura.

Nem tudo é folclore!

O folclore é representado por tradições e crenças populares expressas das mais diversas formas. Para se tornarem folclore, é necessário que tenham origem anônima, ou seja, que ninguém saiba ao certo quem as criou. Além disso, precisam ter surgido há muito tempo e ser divulgadas e praticadas por um grande número de pessoas. É o caso dos ditados populares, como “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

Januária Cristina Alves, após uma extensa consulta bibliográfica, escreveu o livro ABECEDÁRIO DE PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO, publicado pela editora FTD. São histórias de mais de 100 personagens folclóricos do país inteiro!

Ficou curioso?

Este livro encontra-se disponível em nossa Biblioteca, mas enquanto estivermos em isolamento social, você pode fazer uma pesquisa em livros de folclore nas nossas plataformas digitais de livros. Temos certeza que você vai adorar!

Fontes:

FOLCLORE: ritmos e tradições do Brasil. São Paulo: Abril, 2000. (Coleção De olho no mundo, 16).

ALVES, Januária Cristina. Abecedário de personagens do folclore brasileiro: e suas histórias maravilhosas. Ilustrações Berje. São Paulo: FTD, 2017.

Imagens:  ALVES, Januária Cristina. Abecedário de personagens do folclore brasileiro: e suas histórias maravilhosas.