Maria é a nossa mãe! A mãe que nos foi dada na cruz pelo seu próprio Filho (cf. Jo 19,26). A Bem Aventurada Bárbara Maix não só entendeu esse ato como um exemplo de profundo amor, mas também como uma missão e forma de devoção. Dentro da tradição católica as formas de devoção a esse ato se multiplicaram, mas um dos mais significativos sem dúvida é a devoção ao Imaculado Coração de Maria.

A Bem Aventurada Bárbara nos convida a olhar com atenção a imagem do Imaculado Coração de Maria, ele é representado por um coração coroado não com diamantes, ouro e prata, mas com espinhos e ainda transpassado por uma lâmina afiada. Uma simbologia forte que é um constante convite ao cuidado e ao mesmo tempo a amar sem medidas. É um convite a cuidar do próximo e superar as dificuldades. Madre Bárbara, pela sua firmeza na fé, por sua esperança inabalável e amor misericordioso, superou muitas dificuldades: os limites de saúde, a falta de dinheiro, a incompreensões, o desprezo, e as perdas… mas ela sempre teve o Imaculado Coração de Maria como “Mãe e modelo de todas as virtudes”, confiando-se sempre à sua proteção e ajuda para, como Ela, seguir a estrada de Jesus.

Bárbara é um exemplo de devoção ao Imaculado Coração de Maria, pois com ânimo, coragem, e na certeza que Deus vê nosso lutar (cf. Bárbara Maix, 1872) sempre viu Maria como nossa intercessora, e por isso hoje nessa data tão importante queremos convidar a todos/as da comunidade escolar para rezar conosco:

Deus, Pai de bondade e misericórdia, que escolhestes BÁRBARA MAIX para cumprir sempre e em tudo a Vossa Vontade, especialmente junto aos mais necessitados, concedei-nos, Vós que conheceis nossas esperanças e sofrimentos, a GRAÇA de que tanto precisamos… (pedido)

Pedimos também por intermédio do Imaculado Coração de Maria a CANONIZAÇÃO de Vossa fiel serva a Bem- Aventurada Bárbara Maix.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

Bem- Aventurada Bárbara Maix, rogai por nós.