3ºs anos em um dia com os índios no Sítio do Sol

Os 3ºs anos do Ensino Fundamental visitaram ontem, 19 de abril, o Sítio do Sol, localizado em Cabreúva, interior de São Paulo.

No sítio, os alunos conheceram os índios das tribos Guarani e Carajá, e aprenderam um pouco mais sobre a cultura indígena. Foi reforçado para as crianças que os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, por isso a sua importância histórica e cultural para nós.

Durante a visita, os 3ºs anos aprenderam sobre danças típicas, usadas como agradecimento, sobre curiosidades de cada tribo, um pouco da língua nativa dos Guaranis, sobre ervas medicinais, aprenderam como fazer o delicioso biju, com farinha de mandioca, fizeram esculturas com argila, aprenderam a manusear um arco e flecha em uma divertida competição, pintaram os rostos como os índios e também fizeram uma pequena trilha na mata, aprendendo um pouco sobre a comunicação dos índios em longas distancias e armadilhas de caça.

Ainda participando da vivência indígena, os alunos tiveram uma refeição muito especial, com comidas típicas preparadas pelos índios, como mandioca, milho, peixe, carne, biju e algumas frutas.

O passeio foi de muito aprendizado, somado com a diversão e a curiosidade de cada um em entender um pouco mais dessa cultura tão próxima e ao mesmo tempo tão distante de nós, reforçando a importância dos índios em nosso país.

OFICINA DE REDAÇÃO – “(COM)PARTILHANDO A ESCRITA”
Só paz e amor!
a