A Festa Junina

A Festa Junina, ou também chamada de Festa de São João, tem origem nas festividades pagãs que ocorreram em muitas partes da Europa e que homenageavam a fertilidade e os deuses da natureza durante o meio do verão, também conhecido como solstício de verão. Durante a ascensão da religião em toda a Europa, a festa ganhou um caráter religioso em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

A festividade foi trazida ao Brasil pelos Portugueses, ainda durante o período colonial, o que trouxe influências de elementos culturais de diversos países, como a dança marcada da França (que mais tarde originou as danças de quadrilhas brasileiras), os fogos de artifícios, que vieram da China, e a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Com o passar dos anos, esses elementos culturais foram misturando-se à cultura brasileira, nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Como por exemplo, o pãozinho de Santo Antônio que, segundo a tradição, tem o “poder” de atrair o casamento.

Outra peculiaridade durante as festas juninas são as comidas. Pipoca, paçoca, pé de moleque, cachorro-quente, bolo de milho verde, maçã do amor, vinho quente e quentão, são comidas típicas das festas. Além das comidas, há também a quadrilha, a música sertaneja e folclórica, o casamento caipira, a fogueira (para proteger contra os maus espíritos), e as brincadeiras, como pescaria, correio-elegante e argola.E é claro, não podemos nos esquecer dos rituais supersticiosos (as simpatias), que mantém o tom de divertimento.

E viva a Festa Junina!

 

Aula prática dos 7ºs anos sobre o DNA
Partilha de Páscoa na Casa Azul
a