A importância de estimular a arte na infância

Desde pequenos exercitamos expressões corporais, como o choro, a posição do corpo, a expressão facial, etc. À medida que compreendemos o funcionamento do mundo, buscamos mecanismos para nos expressarmos em relação a ele, as emoções fazem parte da nossa jornada de vida.

Desse modo, somos conectados com formas e expressões artísticas desde cedo, fazer rabiscos em papel é iniciar o treinamento para a escrita, desenhar auxilia na alfabetização, dançar, cantar e pintar trabalha o criativo.

Por meio da arte, a criança comunica sua interpretação da realidade do mundo que o cerca e também o seu estado emocional, de forma que as iniciativas artísticas possuem um papel importante no desenvolvimento intelectual infantil.

A expressão artística deve ser estimulada em todas as fases da vida, mas principalmente na infância é que passamos a ter a consciência do que nos rodeia e possibilidade da nossa interação com o mundo e com o outro.

Através da arte elaboramos conceitos a respeito dos movimentos do corpo, de nossos limites e nossas possibilidades, desenvolvemos nossa criatividade e, quem sabe, treinamos um talento artístico.

Aqui no Colégio, a professora de artes, Eliana Palmero Butolo, incentiva práticas artísticas de diversas maneiras. Qualquer que seja a forma como a criança se sinta confortável em expressar o seu talento artístico, ele tem papel fundamental no seu desenvolvimento intelectual, portanto, respeitando a individualidade de cada um, entendemos a importância das formas de expressões artísticas na infância e incentivamos a arte desde pequenos.

Fala, dona Li!

“A arte se faz presente na vida da criança como forma de manifestação espontânea nos primeiros rabiscos, no desenhar, pintar, modelar, cantar, dançar e na criação de personagens imaginários. Nesse cenário, há apenas o impulso expressivo das percepções que ainda estão em construção.

O processo artístico se inicia à medida que se adquire novas experiências e conhecimentos no fazer artístico, e também contribui no seu desenvolvimento psicológico e criativo, e pode ajudar no afloramento e aprimoramento de outras habilidades como a coordenação motora, escrita, interpretação, socialização e o pensamento crítico.

É importante que os pais observem desde os primeiros dias de vida da criança suas expressões artísticas, que são reveladas no seu cotidiano a todo o momento em sua subjetividade através da arte informal.

A criança é um campo fértil para a criatividade e para a imaginação. Iniciemos a semear para colher novos talentos artísticos”.

Confissão de Páscoa 2019
Tudo ao contrário!
a