Alunos do Puríssimo participam de Festival da Matemática no Rio de Janeiro

Amada por uns e detesta por outros, assim é a matemática, uma das matérias que mais causa divisão entre os alunos. Alguns são fascinados, outros nem tanto. O que não muda é que ela está sempre presente em tudo no nosso dia – a – dia, e que aprender a usa – lá é sim fundamental.

Aqui no Colégio Puríssimo tudo vai muito além do fundamental, espaço para os amantes da matemática crescerem não faltam, quem gosta da tão enumerada matéria tem espaço reservado. Com grandes resultados os alunos do Puríssimo aparecem entre os melhores da Região, Estado e País.

No último fim de semana, alguns dos nossos fascinados por números, que participam das aulas de matemática avançada tiveram mais uma nova possibilidade. Eles participaram do Festival da Matemática, realizado no Rio de Janeiro.

Os alunos do Curso de Matemática Avançada apresentaram um projeto que unia a matéria, a partir de geometria, funções, lógica e robótica. O projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2016, e mostrava um carro robô, que funcionava com controle no computador, usava programação, entre outros. Além disso, eles puderam conhecer outros projetos e exposições, e participar de palestras e oficinas.

De acordo com o aluno Fernando Gonçalves Rocha, o festival mostrou outro lado da matemática. “É muito comum que quando direcionados, nós não consigamos ver a matemática por trás dos objetos, um dos pontos principais foi que nós pudemos ver fisicamente o que é possível ser feito com ela. Vimos quadras, esculturas envolvendo simetria, cultura feitas a partir de Equações”. Fernando gostou de umas das atrações mais comentadas pelos alunos, a “Exposição Imaginary”, que apresentava a matemática interativa e aberta. O local contava com uma variedade de conteúdos para uso em escolas, em casa, em museus e em exposições e também apresentava programas interativos, galerias de imagens e modelos para impressão tridimensional.

“O mais bacana foi a autonomia dos alunos, eles decidiram o que montar, participaram ativamente do projeto, montaram e apresentaram. E para quem assistiu o interessante foi ver que se tratavam de alunos do Ensino Médio, pois a maioria dos inscritos eram de alunos de universidades. Todo o preparo que tivemos, todas as etapas de elaboração, não serviram só para a formação do festival, mas sim uma experiência que eles vão levar para o resto da vida”, conclui. Essa foi a afirmação do Professor de Matemática do Ensino Fundamental e do Curso de Matemática avançada, Valci Balbino Junior.

A aluna Bionda Rozin, participa das aulas, e também auxiliou no projeto, porém ela não foi para o festival, mas mesmo assim ressalta as experiências que a matemática proporciona. “As aulas da matemática avançada e de matemática no geral nos dão a possibilidade de participar de eventos como olimpíadas. Não só a possibilidade de entrar, mas toda a preparação que a gente tem para isso, os exercícios e as provas, que vão ser muito importante, não só no Colégio, mas em outros momentos da vida”, conclui.

Biênio da Matemática

Em 2017 e 2018 os eventos internacionais mais importantes do mundo da Matemática acontecerão no Brasil.

O Brasil instituiu a lei “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país.  Nesse período, o país realizará inúmeros eventos nacionais, como o Festival da Matemática, e sediará a Olimpíada Internacional da Matemática – IMO 2017, e o renomado Congresso Internacional de Matemáticos – ICM 2018.

Serão 2 anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação – contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano. Um movimento em prol da educação que se propõe a criar e trazer para o país múltiplas experiências que estimulem o aprendizado da Matemática de forma geral.

Alunos do Puríssimo conquistam mais uma vez medalhas na Olimpíada Canguru
Alunos conhecem sobre a cultura indígena em visita a Cabreúva
a