Aulas experimentais – 5ºs anos

Ao longo da semana passada, os alunos dos 5ºs anos tiveram aulas experimentais dinâmicas com alguns professores do Ensino Fundamental – Anos Finais.

As aulas foram práticas e favoreceram a aprendizagem, contribuindo também com a socialização dos alunos com os professores. Além disso, sentiram um pouco do gostinho das aulas do próximo nível!

O professor Filippi, responsável pelo Espaço Maker, propôs um desafio sobre energia elástica utilizando uma lata com furos, fita crepe e elástico, no qual os alunos precisavam pensar e descobrir, com a mediação do professor, como gerar energia e fazer a lata rolar e voltar!

Já o professor Valci fez uma aula especial sobre matemática com mágica, a “Matemágica e Mistérios”, na qual os alunos utilizaram lápis, papel, calculadora, barbante e até cartas de baralho para realizar truques de mágica ensinando matemática, trabalhando conceitos de divisão, soma, subtração, soma e simetria!

A professora Fabiana, de ciências, montou juntamente com os alunos, um submarino utilizando garrafa pet, massa de modelar, tampa de caneta bic e água, para entenderem como os submarinos emergem e submergem na superfície do oceano!

Para a disciplina de história, a professora Amanda explicou sobre as Múmias, desde o que é o conceito da múmia, a sua importância para a história do mundo e até o processo básico de mumificação. A diversão ficou por conta das criações de múmias que os alunos fizeram utilizando rolo de papel higiênico, atadura ou papel higiênico/toalha, cola branca e canetinha!

Fechando o quadro das aulas especiais, o professor Tiago Salge, de geografia, fez junto com os alunos um origami de rosa dos ventos em forma de estrela ninja (shuriken) indicando os pontos cardeais. Após a confecção da rosa dos ventos, as crianças desenharam de forma simples a casa onde estavam e a localização onde se encontravam no momento, e indicaram o norte utilizando o origami, com isso, Tiago explicou também a diferença de orientação e localização.

Foi uma semana de integração e autonomia intelectual diferente para os 5ºs anos, unindo aprendizado, prática e diversão!

Isso é Puri!

Aluna é selecionada na etapa municipal do EPTV na Escola
Feira de Profissões Virtual – Dia 5
a