Basquete!

O Basquete é um esporte coletivo praticado entre duas equipes com cinco jogadores de cada lado. O objetivo do jogo é inserir a maior quantidade de bolas no cesto fixo que fica localizado nas extremidades da quadra. Mas você sabe a história do esporte?

O basquete foi criado pelo canadense James Naismith em 1891. Naismith, que era professor de educação física, inventou o esporte como uma alternativa ao inverno rigoroso do país, uma modalidade que não precisava ser praticada ao ar livre. Além disso, a ideia era criar um esporte menos violento que o futebol americano e integrar os alunos durantes as aulas.

O primeiro jogo de basquete oficial foi disputado em 1892 com uma plateia de aproximadamente 200 pessoas. Nesse mesmo ano, as mulheres começaram a praticar o esporte, mas a primeira partida oficial só ocorreu em 1896.

O esporte é praticado em uma quadra retangular de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura, os cestos ficam a uma altura de 3,05 metros do solo. Em jogos oficiais, são disputados 4 períodos de 10 minutos e com um intervalo de 15 minutos entre o 2º e o 3º tempo. Toda vez que o jogo é parado ou a bola sai de campo, o cronômetro é parado.

Atualmente, o basquete é um dos jogos olímpicos mais populares do mundo, além de ser muito praticado nas escolas. Os Estados Unidos é um dos maiores destaques no basquete mundial, tendo nomes como Michael Jordan, Magic Johnson, LeBron James, Larry Bird e Kobe Bryant. No Brasil, os jogadores mais conhecidos são Oscar Schmidt, Hortência, Paula e Janeth.

E aí, vamos jogar?

Manhã de formação para os professores
Informativo de recesso e feriado
a