Design Thinking na Educação

A professora de Redação, Patrícia Cury, desenvolveu com os 9ºs anos, da manhã e da tarde, um projeto com o tema “Inclusão de pessoas com necessidades especiais”, utilizando o Design Thinking, que é uma metodologia ou processo de inovação que utiliza técnicas do design para promover soluções inovadoras e criativas para um determinado problema.

Esta metodologia é a especialidade da IDEO – empresa americana de consultoria global de design, que ajuda organizações a desenvolver projetos e a solucionar problemas. Recentemente, estudiosos e profissionais da área da educação estão adaptando para a sala de aula.

A metodologia proposta é dividida em cinco etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação/prototipação e evolução.

Segundo a professora Patrícia, “A experiência de utilizar essa ferramenta foi muito positiva, já que é possível observar o engajamento dos alunos em todas as etapas do processo. Onde os maiores benefícios são: Trabalho colaborativo, interação de pontos de vista distintos, potencialização de lideranças, aumento da autonomia dos alunos, desenvolvimento de potenciais habilidades individuais e coletivas, agilidade na reflexão e dinamização nas propostas de solução para o problema abordado”.

Ao final, os grupos entregarão um projeto, baseado na ferramenta 5w2h, um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. Essa ferramenta, muito utilizada em empresas, têm suas iniciais (em inglês) das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas:

5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)

Ainda segundo a professora “É importante salientar que inovação nem sempre está ligada à tecnologia, mas em formas diferenciadas de lidar com os problemas da sociedade, de maneira mais eficaz, certeira, em colaboração e, principalmente, com o foco no ser humano. O olhar deve ser sempre de empatia”.

Recentemente, o Fórum Econômico mundial listou as 10 habilidades que o profissional do futuro precisar ter, as 3 primeiras são : resolução de problemas complexos, pensamento crítico e criatividade.

Quanto mais visuais as ideias, mais colorido e interativo o local onde serão desenvolvidas as etapas dessa atividade, mais assertivas e rápidas serão as soluções para o problema.

 

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