Do mundo pré-histórico ao mundo moderno – Alunos do 4ºano1T criam filme em Stop Motion

Durante os meses de junho a setembro, os alunos do 4º1T estiveram envolvidos em um projeto de aprendizagem o qual resultou na gravação de um curta-metragem em Stop Motion (técnica que se utiliza de fotos sequenciais para dar movimento a objetos ou pessoas). Neste projeto, os alunos puderam desenvolver diversas habilidades, como trabalho coletivo, autonomia, criticidade, criatividade, além dos diversos conteúdos previstos para o trimestre, como produção e interpretação de texto, raciocínio lógico, artes, tecnologias digitais etc.

O tema principal de estudos envolveu o mundo dos dinossauros e sua extinção. As crianças apresentaram interesse por esse tema devido ao livro de leitura trimestral: “A caverna dos dinossauros: O ataque do monstro de três chifres” (Rex Stone). O projeto iniciou-se com uma discussão coletiva sobre o que já conheciam sobre os dinossauros, o que gostariam de aprender e o que gostariam de criar a partir disso. Assim, surgiram ideias como: fazer maquetes, construir um robô dinossauro, elaborar um jogo, criar um canal no YouTube com filmes sobre dinossauros, escrever uma história… a imaginação das crianças nos trouxe inúmeras possibilidades.

Com discussões promovidas pela professora Marina Cyrino, os alunos perceberam que as maquetes poderiam ser cenas dos filmes, que as histórias poderiam ser os roteiros e que tudo isso poderia ser gravado e postado no YouTube. Então, dividiram-se em seis grupos e realizaram diversas pesquisas em livros e na internet para compreenderem fatos reais sobre os dinossauros e inseri-los na escrita da história (roteiro do filme). Cada grupo se incumbiu de escrever uma cena, momento em que deveriam conversar de forma coletiva para planejar e criar um enredo coerente entre os grupos.

Com o roteiro pronto, iniciaram a produção das maquetes. Deveriam imaginar o cenário para cada parte do filme e construí-lo com materiais diversos. Alguns pais auxiliaram no processo, mas grande parte das maquetes foi produzida em sala de aula. Cenários e roteiros finalizados! Foi então o momento de escolherem um título para o filme, realizaram a votação, vencendo por unanimidade “Do mundo pré-histórico ao mundo moderno”.

Em seguida passaram pelo processo de produção do filme. Inicialmente os alunos exploraram o aplicativo StopMotion (na sala do iPad do colégio) para conhecerem seus recursos e possibilidades. Gravar em StopMotion não é simples, pois cada ação dos personagens é fotografada e em seguida, essas fotos são colocadas de forma sequencial e aceleradas, criando o movimento do filme. Portanto, as crianças deveriam movimentar cada dinossauro milimetricamente, fotografando em seguida, oferecendo a percepção de que os dinossauros andam, correm, etc. Depois que os grupos realizaram a gravação de cada cena, as crianças gravaram a narração do filme no Estúdio Hermínia com o auxílio do professor Diego Rigolino. Por fim, foi feita a edição do filme que teve sua estreia na apresentação de palco das crianças na sexta-feira (22/09).

Além do filme, os alunos elaboraram um jogo de tabuleiro chamado “Fuga da extinção”, composto por cartas com informações técnicas sobre os dinossauros, como altura, peso, época em que viveu etc. O objetivo é que os dinossauros fujam do meteoro, e aquele que estiver mais longe, é o vencedor.

Se envolveram ainda com a construção de um robô dinossauro feito de papelão. Desde junho, semanalmente, foram à sala de robótica e, com o professor Valci, puderam explorar os equipamentos, tiveram contato com materiais diferenciados, desenvolvendo conhecimento sobre conceitos da mecânica, raciocínio lógico e criatividade. Inicialmente as crianças realizaram um esboço do robô e em seguida passaram para a fase de desenho e montagem. Tiveram inúmeros desafios com relação ao tamanho e peso do dinossauro, bem como com o mecanismo que seria utilizado para o funcionamento das pernas. O dinossauro foi finalizado e recebeu um nome!

Trabalhar com projetos de aprendizagem proporciona que o aluno esteja ativo durante seu processo de construção do conhecimento, consequentemente, gerando maior interesse durante as aulas. Desenvolve a autonomia e amplia o olhar da criança sobre os conteúdos e conceitos, possibilitando que ressignifiquem suas aprendizagens ao longo do processo. Eles aprendem que, se não realizarem o que propuseram, nada será feito, ou seja, todo o projeto depende exclusivamente das ações coletivas e individuais das crianças. Contribui, portanto, para seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social.

Confira o filme clicando aqui!

Festival de Basquete no Colégio
Premiação Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras – OMSF 2017
a