Papo de adolescente

A orientadora educacional do Ensino Fundamental II, Janaina Cortinhas, iniciou um projeto com os alunos dos 8ºs e 9ºs anos, chamado “Papo de Adolescente: diz aí!”. A ideia de iniciar os encontros  surgiu das conversas e atendimentos entre os alunos e a orientadora no cotidiano escolar.

De acordo com a educadora, o principal objetivo é desenvolver encontros com atividades educativas sobre prevenção, ética, cidadania, promoção de saúde mental, sexualidade, projeto de vida, entre outros, escolhidos pelos  adolescentes, em uma abordagem que valorize o ser humano a partir de  noções de virtudes e valores.

Os temas partem de pressupostos de diálogo, reflexão, discussão, questionamento, compartilhamento de conhecimentos, com espaço para as diferenças, colaboração mútua e valorização de identidade, compreendendo que aprender não é reproduzir verdades alheias, mas olhar o mundo e transformá-lo.

Para Janaina, os adolescentes são o centro de todo o processo, sujeitos da construção de seus conhecimentos, com liberdade psicológica, vontade e escolha, oportunizando autonomia para construir sua própria trajetória.

Dicas de estudo para os vestibulares
Visita dos 9ºs anos ao Arquivo Municipal
a