Projeto AeroMaker

No início deste ano alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais iniciaram aulas práticas de pilotagem em aeromodelos VCC (Voo Circular Controlado) no aeroclube de Rio Claro, juntamente com o professor Filippi Ongarelli, responsável pelo Espaço Maker do Colégio.

A partir daí, surgiu a ideia do projeto AeroMaker, onde o desafio é que os estudantes construam suas próprias maquinas voadoras, capazes de executar todas as manobras exigidas nos campeonatos. Os integrantes do AeroMaker aprendem sobre aerodinâmica, movimento circular, momento angular, termodinâmica, química envolvida no preparo dos combustíveis, mecânica, resistência dos materiais, marcenaria, enfim, muita física na prática! Os modelos são feitos pelos estudantes em um ambiente CAD (desenho auxiliado pelo computador) para depois utilizarem a máquina de corte a laser do Espaço Maker.

O intuito do projeto também é levar os integrantes a participarem dos campeonatos de aeromodelismo já em 2022, pois a temporada terá início em março e ocorrerá primeiro na cidade de Piracicaba. O tradicional campeonato é conhecido como CIPA (Campeonato do Interior Paulista de Aeromodelismo) com finalização no Ibirapuera, em São Paulo em novembro de 2022.

Os aeromodelos de Voo Circular Controlado (F2B) voam presos a dois cabos de aço muito finos que o prendem à mão do piloto. Por estes cabos é transmitido o movimento que comanda as suas superfícies de controle, fazendo o aeromodelo subir ou descer. As máquinas são impulsionadas por motores a explosão de 1,5 a 6 cilindradas e voam com velocidade de 80 a 100 km/h. Os aparelhos têm as mesmas características dos aviões reais.

Nas provas de acrobacia (F2B) o competidor faz uma série de manobras que são avaliadas por um grupo de juízes. Detalhes como a altura, posição, formato e tempo de voo compõem a nota que cada competidor. As várias categorias são relacionadas à quantidade de manobras executadas e dificuldade das mesmas.

Para ano que vem, está programada a reconstrução de um túnel de vento no Espaço Maker, como foi feito no ano de 2010, afim de refinar a construção e elaboração dos aeromodelos. A exemplo do que é feito em universidades (Aerodesign) aproximaremos os estudantes a um ambiente acadêmico repleto de ferramentas capazes de fomentar o gosto pela engenharia e levar o participante a um patamar ainda mais alto.

Vejam também:

TÚNEL DE VENTO E ENSINO DE FÍSICA – CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA OBSERVAÇÃO DE ESCOAMENTO DE FLUÍDOS EM SUPERFÍCIES AERODINÂMICAS.

http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/2551.htm

Autores:

LUÍS HENRIQUE BENETTI RAMOS 1
FILIPPI BENEVENUTO ONGARELLI 2
EUGENIO MARIA DE FRANÇA RAMOS 3
1. Graduando – Engenharia Mecânica – USP EESC
2. Colégio Puríssimo Coração de Maria – Rio Claro, SP
3. Prof. Dr. / Depto de Educaçao IB UNESP Campus Rio Claro
Live trará dicas para o Concurso de Redação da Rede ICM – etapa do 9º ano
Concurso de redação do 5º ano
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