4º ano e os materiais sustentáveis

Em decorrência do trabalho desenvolvido na disciplina de Geografia sobre os setores da economia (primário, secundário e terciário), os alunos do 4º ano tiveram interesse em conhecer mais sobre matérias primas e sua contribuição para a produção de materiais, assim como sobre o processo de industrialização e seu prejuízo para o meio ambiente. Desse modo, a mãe de um aluno que trabalha com materiais sustentáveis, ofereceu uma palestra sobre sustentabilidade. Ela abordou diversas questões, exemplificando como a indústria de vestuário não tem se preocupado com o meio ambiente e tem ejetado produtos químicos em rios e mares, citando as fábricas de jeans.

Em seguida, mostrou como seu trabalho com materiais sustentáveis podem auxiliar na preservação do meio ambiente. A palestrante levou diversos corantes naturais e como estes podem tingir tecidos, sem prejudicar rios e mares.

Por fim, fez uma experiência com as crianças. Solicitou que levassem diversos elementos naturais, como folhas, flores, cascas de legumes etc., e colocaram em um tecido de algodão orgânico. Esse tecido foi enrolado, fervido e, no dia seguinte, as crianças abriram para ver que cores resultaram de seus elementos naturais.

Ficaram muito surpresos com o resultado. Aprenderam a importância de se utilizar da própria natureza, sem prejudicá-la.

 

2º Natal Jovem
Atividade da Pastoral junto aos idosos do Centro de Convivência
a